Se você é uma das pessoas que, normalmente, quando está conversando sobre um filme começa a contar a partir de uma grande cena, você já compreendeu o conceito de set piece antes mesmo de ler esse texto. (Para saber mais sobre roteiros, clique aqui)
Na verdade, o set piece pode ser elucidado como o ponto alto dramático ou cômico de uma narrativa, representada em cenas isoladas ou em uma sequência que indica o tema central de uma história. Sem elas, um filme perderia e muito o seu sentido ou a sua força dramática.
Grandes cineastas utilizam esse recurso em seus filmes. Sem dúvida, podemos citar a cena do chuveiro em “Psicose” (1960) e também o momento em que a personagem Elza canta Let It Go, no filme “Frozen” (2013). Difícil imaginar essas histórias sem esses grandes acontecimentos, não é mesmo?
Se você reparar bem, esse recurso é muito importante para a comunicação de um filme com o público, pois o set piece se transforma em um poderoso elemento afetivo para a compreensão e repercussão de uma narrativa. O roteirista John August, de “Alladin” (2019) e “A Noiva Cadáver” (2005) explica que:
“(…) Em um filme de ação, um set piece pode ser uma perseguição de helicóptero entre arranha-céus. Em um musical, ele pode ser um número de dança com patins. Numa comédia de premissa sucinta, um set piece pode focalizar em um herói claustrofóbico em um ônibus cada vez mais lotado, até que esse personagem não aguente mais. Bem executado, set pieces são momentos em que você se lembrará semanas depois de assistir a um filme ” (tradução livre)
Como usar o set piece no meu filme?
Em primeiro lugar, set pieces não são exclusivos de um gênero ou estilo e muito menos estão restritos a grandes produções com efeitos especiais caros. De tal forma que o que vai determinar o seu sucesso em uma realização desse tipo é: planejamento e logística. Ambos são vitais para o sucesso de qualquer filme e são um assunto recorrente aqui na Margô. (para entender mais sobre o assunto, acesse aqui)
Do mesmo modo, pense em onde você deve encaixar essa ferramenta. Existem três momentos muito importantes para o seu vídeo: os momentos de resolução, os instantes de transição ou ainda as cenas que compõem a conclusão dramática.
Além disso, é sempre bom organizar um storyboard para que todo mundo visualize o que será feito. Com um desses em mãos as suas chances de encontrar um denominador comum entre você e a equipe (ou o cliente) pode ser gigante.
Por fim, outro cuidado essencial é com o ritmo. Assim sendo, pense nas cenas anteriores e seguintes de modo a compensar tensão e alívio de uma maneira inteligente. Como produtoras de conteúdo, devemos dar tempo para que as pessoas assimilem o que está sendo contado nas telas.