O moodboard é um recurso bastante utilizado em Direção de Arte para criar um quadro de referências sobre os elementos visuais marcantes de uma produção audiovisual, como imagens, texturas, objetos e textos, por exemplo.
Com um moodboard bem-feito, você pode traçar conexões com outros filmes e exemplificar para todas as pessoas envolvidas no trabalho quais serão as estratégias da narrativa.

O poder das referências no audiovisual

Tudo bem que algumas ideias aparecem no meio do filme, mas se todo mundo da equipe estiver alinhado desde o princípio sobre como ele é visualmente, as chances de sucesso de sua produção serão bem maiores, não é mesmo?
Por essa razão, é sempre bom criar uma ideia inicial do projeto por meio do moodboard e ir absorvendo todas as referências ao longo da etapa de produção.
Como consequência, as pessoas vão entendendo a forma da sua narrativa e passam a contribuir assiduamente para a construção do filme.

Exemplo de mood board. Um conjunto de imagens agrupadas que referenciam uma produção.
Exemplo de mood board no Pinterest. Um conjunto de imagens agrupadas que referenciam uma produção.

Como fazer um bom moodboard?

Você pode optar por dois caminhos: partir para a via física ou desenvolver uma versão digital.
Ambas são bastante interessantes para a preparação de um projeto.
Ou seja, sempre escolha aquela que for mais fácil de ser consultada por você e sua equipe.
Se a fixação de um quadro de referências no estúdio for um caminho melhor do que disponibilizar on-line, porquê não usar esse tipo?
Além do mais, é possível ter os dois modos coexistindo se você assim optar.


Lembre-se, contudo, de manter os quadros organizados e atualizados para que todo mundo tenha uma boa compreensão do processo.
Vale a pena também se reunir com a equipe para a construção conjunta do moodboard. Assim, todo mundo pode dar bons insights e ajudar na criação do repertório do filme.

Quais são as melhores ferramentas para a criação de um moodboard?

Por fim, existem ferramentas excelentes para a composição de um bom mood board. As mais comuns são o Pinterest, o Niice e o Mural (pago).
Dos três, o Pinterest é o mais intuitivo e recorrente, porém as outras opções citadas acima também podem ser valiosas se você deseja integração com outros softwares. A escolha é sua.

Ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão, é só deixar um comentário. No mais, aproveite o recurso e boa produção!

Fonte das imagens: Freepik / Macrovector