Uma boa roteirista é uma pessoa que tem conhece várias técnicas e tem referência de filmes, livros e artes em geral. Por isso, nada mais importante do que entender alguns dos conceitos de roteiro de cinema que fazem parte do dia a dia de quem cria narrativas audiovisuais, não é mesmo?
Confira logo abaixo as nossas dicas:

Primeira palavra: Plot

Plot significa núcleo da ação de um filme ou série. Ou seja, é a parte mais importante da história contada.
Para não confundir plot e história, vamos a uma definição simples: enquanto o plot traz informações de como e por que alguma coisa acontece, a história diz o que acontece.

Se você quer saber o plot de um filme basta pensar: na personagem principal, no desejo dessa personagem e no conflito do filme.

Mulher criando um roteiro em um tablet.
Roteirista em ação! Os termos desse artigo foram pensados para te ajudar a criar melhor.

Parenthetical: segundo ponto dos conceitos de roteiro de cinema

Traduzido do inglês, parenthetical é o mesmo que parênteses.
Em um roteiro cinematográfico, esse conceito trata das emoções e das ações que acompanham as falas de uma personagem. São importantes como referências, nuances e para a construção da cena.
Para identificar esse conceito em um roteiro cinematográfico é muito simples: basta procurar por indicações abaixo do nome de uma personagem.

Terceiro conceito: entendendo a Diegese

Diegese é uma palavra fundamental para entender roteiros de cinema e significa o mesmo que o universo ficcional de uma obra, com regras e leis próprias que a regem.

Segundo a Wikipédia, “trata-se de um conceito de narratologia, estudos literários, dramatúrgicos e de cinema que versa sobre a dimensão ficcional da narrativa. A diegese é a realidade própria da narrativa, também conhecida como mundo ficcional ou vida fícticia.”

Assista esse conteúdo sobre diegese.

Por último, mas não menos importante: Bíblia

No universo dos conceitos de roteiro de cinema, Bíblia é um projeto que conta todos os detalhes da produção audiovisual. Sua função é ajudar a imaginar o universo da narrativa, os arcos das temporadas e todas as premissas da produção em si.

Apesar do trabalho que dá escrever uma bíblia, o lado bom desse documento é que tanto as pessoas que irão investir na produção quanto a equipe ficam por dentro dos detalhes e principais pontos de atenção.

Se você gostou das dicas, não deixe de conhecer o Instagram da Margô Filmes (@margofilmes) . Esperamos você por lá!