Seu planejamento não conta com as informações sobre a estrutura e o espaço do evento?
Você costuma organizar shows sem rider técnico, input list, setlist ou mapa de palco?
Se você respondeu sim para estas duas perguntas, você corre riscos desnecessários ao organizar shows e eventos musicais.

Além de fornecerem um método para agilizar seu trabalho, esses 4 itens são essenciais para organizar shows e podem te ajudar a economizar tempo e muito dinheiro para as pessoas.
Abaixo, descrevemos as vantagens e como fazer cada um deles.

Como fazer um rider técnico vai me ajudar a organizar melhor meu show?

O rider técnico é a lista mais elaborada de todas, com uma descrição detalhada de todos os equipamentos que fazem parte da sonorização.
Normalmente, vem com as informações sobre tensão elétrica (voltagem), os acessórios e a indicação dos equipamentos de som direcionados ao público (Public Address/PA).
Além disso, alguns riders técnicos também costumam apresentar os itens de iluminação para os shows.

Na hora de organizar um show pode ser que a musicista também peça seu instrumento no rider técnico, mas isso é bastante incomum porque a maioria das profissionais tem seus próprios equipamentos e acessórios como estantes, afinador ou apoio de pé para violão, por exemplo.
 
De qualquer forma, sempre é bom perguntar se é preciso ou não incluir esse tipo de equipamento.
Na hora de criar esse documento para organizar seu show não esqueça de incluir o nome da banda, o logotipo, o nome das integrantes da banda e os contatos da equipe para não ter problemas.

Mapa de palco: o planejamento do espaço para organizar shows

O mapa é uma representação visual dos espaços que cada musicista com seus instrumentos vai ocupar no palco.
Esse documento serve para apresentar a localização dos instrumentos e indicar também a tensão elétrica (voltagem) dos equipamentos.
Você pode fazer o desenho tanto pelo ponto de vista da plateia quanto pela visão de cima e é uma grande ajuda para quem vai montar a estrutura do seu show.

Um palco que ilustra as dicas para organizar shows.
O mapa é uma representação visual dos espaços que cada pessoa e seus instrumentos vão ocupar no palco.

Input List: facilitando o trabalho das técnicas

Nunca se esqueça do input list para organizar seu show.
Este documento é uma lista com a quantidade de equipamentos e todos os endereçamentos para a equipe técnica.
Entradas, descrição e quantidade de equipamentos, além do nome da técnica responsável, são informações fundamentais para um input list de respeito.

Setlist: a parte boa de organizar shows.

O setlist é talvez a parte mais aguardada para organizar um show e nada mais é do que uma lista ou roteiro indicando a ordem das músicas, inclusive o bis.
O setlist então serve para que todas as pessoas conheçam a ordem da apresentação e que se organizem para cumprir o combinado.

A dica do bom setlist para o palco é usar uma fonte com letras grandes para não atrapalhar a leitura da banda durante a apresentação.
O ideal é que toda a equipe tenha uma cópia deste documento e se você é a produtora precisa tirar cópias a mais para qualquer imprevisto.

Outro detalhe importante é colocar o setlist no chão do palco com fita crepe para impedir que vento ou que um esbarrão faça o documento ir para longe das musicistas e deixá-las em dúvida sobre as próximas canções.

No site Setlist.fm, você encontra muitas listas de bandas famosas para tirar como referência e organizar seu show.

Como todo show depende de planejamento e muitas conversas, tenha certeza de que algumas bandas irão exigir o cumprimento integral de seus esquemas de som, luz e palco. Já outras equipes serão mais flexíveis e aceitarão sugestões ou trocas por itens parecidos.
O segredo é ficar atenta aos processos, usar esses 4 documentos e aproveitar o dia a dia para aprender.

Fonte das imagens: Freepik.