Um pedido de produção audiovisual, também chamado de PP ou OP (Ordem de Produção), é um documento solicitando formalmente a criação de um conteúdo, como um filme, série de TV ou comercial, por exemplo.
Ou seja, ele é um documento de extrema importância para iniciar o processo de produção de um vídeo ou até mesmo de um spot para rádio, com as devidas alterações em sua estrutura.

Normalmente, o Pedido de Produção é feito por uma produtora ou empresa, que é também chamada de solicitante ou anunciante.
Este documento funciona como um briefing para as produtoras e equipe a fim de conseguir realizar o que foi pedido.

Equipe em estúdio gravando em chroma key. Na parte de pré-produção, antes da gravação acontecer, é necessário que o pedido de produção audiovisual tenha sido realizado com todas as informações importantes do projeto.

O que deve ter em um Pedido de Produção?

Aqui, você deve explicar pontos relevantes a fim de orientar a equipe de produção.
Abaixo, estão tópicos para você criar o seu próprio modelo de pedido de produção audiovisual:

  1. Em primeiro lugar, informações gerais:
    • Título da produção audiovisual:
    • Formato (filme, série, comercial):
    • Gênero dramático:
    • Duração estimada:
    • Público-alvo:
    • Breve descrição:
    • Restrições legais ou regulatórias:
    • Aspectos de marketing ou distribuição a serem considerados:
    • Orçamento disponível e prazo de entrega:
    • Informações para cobrança (dados para Nota Fiscal):

  2. Em segundo lugar, objetivos e mensagem:
    • Objetivo principal do projeto:
    • Existe uma mensagem que precisa ser comunicada?

  3. Em terceiro lugar, estética:
    • Referências visuais (filmes, séries, videoclipes, etc.):
    • Paleta de cores:

  4. Em quarto lugar, elenco e personagens:
    • Descrição dos personagens principais:
    • Requisitos para o elenco (características em geral):
    • Locução:

  5. Em quinto lugar, locações e cenários:
    • Locações principais e requisitos de cenário:
  6. Por fim, mas super importante, recurso técnicos:
    • Equipamentos específicos e efeitos especiais ou visuais pretendidos:
    • Animações ou gráficos necessários:
    • Trilha sonora e mixagem de som:

Riscos de não criar um PP

A falta de Pedido de Produção pode acarretar em uma série de riscos e desafios durante o processo de produção.
A seguir, estão alguns dos principais riscos envolvidos quando não criamos um:

Primeiramente, a falta de um modelo de Pedido de Produção reflete em confusões desnecessárias, pois sem um guia, a equipe pode ter interpretações diferentes do proposto na hora de criar.

Além disso, a ausência de um modelo dificulta a comunicação e o alinhamento porque cada pessoa pode ter sua própria interpretação acarretando em conflitos criativos e falta de unidade no projeto.

Outro risco associado é o aumento de custos causado por alterações desnecessárias, retrabalho, mudanças de última hora e desperdício de recursos.

Outro aspecto importante é a aprovação da cliente.
Se a pessoa que aprova não estiver envolvida no briefing podem ocorrer conflitos, revisões constantes e insatisfação geral com o trabalho apresentado.

Por fim, temos a baixa qualidade do conteúdo: a ausência de direcionamento ocasiona um conteúdo fora dos objetivos pretendidos.

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Fonte: Freepik / Revisão: ChatGPT