A cenografia faz parte das narrativas desde as origens do teatro, na Grécia Antiga. No entanto, seu desenvolvimento como comércio aconteceu na Renascença, aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI, onde as telas eram esboçadas e pintadas em perspectivas.
No século XX, temos outro marco para a cenografia: a Quadrienal de Praga, que reúne cenógrafas do mundo inteiro com o propósito de inovar e divulgar os trabalhos da área. A próxima edição acontecerá em 2023 e será organizada pelo Ministério da Cultura da República Tcheca e realizada pelo Instituto de Artes e Teatro, de Praga.
Como a cenografia cuida de espaços provisórios e à favor das histórias e da imaginação de suas criadoras, o trabalho de uma cenógrafa é bem diferente de uma arquiteta ou designer de interiores.
Mas não pense com isso que apenas uma cenógrafa precisa dar conta de tudo em uma produção audiovisual.
Em filmes e vídeos com orçamentos consideráveis, a cenógrafa conta com a ajuda de outras profissionais. No caso, serralheiras, marceneiras, pintoras, pedreiras, contrarregras, produtoras de objetos e até costureiras para construir todos elementos visíveis da narrativa.
Criando um esboço da cenografia
O esboço, chamado de rafe ou storyboard, contém os principais detalhes das cenas que serão gravadas.
A partir do esboço de uma ideia ou do projeto como um todo, a cenógrafa já consegue planejar e executar o combinado com o menor risco possível.
Um desenho simples, com bonecos de palitinhos ou uma pequena descrição, pode ajudar para quem não tem habilidades no desenho.
A ideia é apresentar o que poderá ser feito para as pessoas. Isso é bom porque quanto mais documentos a equipe de cenografia tiver, mais bem formatado será o conteúdo que eles vão entregar.
Se você prefere aplicativos para facilitar o processo, sugiro o Celtx Shots, o Previs ou o Storyboard Animator.
Por que um tech scout vai te ajudar na cenografia?
Já sabemos que uma boa cenografia (também chamada de design de produção) ajuda a contar histórias e o clima de um filme.
Por isso, pensar na locação do seu vídeo e ir para conferir tudo, o que chamamos de tech scout, é super necessário.
Se o orçamento é pequeno, suas opções serão espaços públicos ou lugares de pessoas conhecidas, mas se você tiver uma verba prevista para esse tipo de gasto, pode pesquisar em aplicativos como o Airbnb, já que algumas pessoas topam esse tipo de locação com alguns combinados ou contrato.
Para economizar sua verba também sugerimos que você procure locais na cidade onde irá gravar para economizar com viagens longas. A ideia é focar em encontrar o local certo para passar a sua visão da história, então fuja de lugares que pareçam clichês, a menos que isso combine com o seu filme.
Outra dica importante ao alugar um espaço é pensar também onde guardar os equipamentos e onde a equipe irá descansar. Pausas durante as gravações são frequentes por motivos técnico, mas também porque o ritmo de trabalho é cansativo e bastante acelerado.
Por que a iluminação faz a diferença na cenografia?
A iluminação pode fazer uma grande diferença para a cenografia.
Quando iluminado corretamente, o cenário pode ganhar outra perspectiva. Ou seja, objetos baratos vão parecer bem caros e sofisticados somente adicionando ou retirando a luz. Essa é a grande vantagem do audiovisual.
Por isso, nunca subestime o poder da iluminação. Os materiais precisam ser escolhidos pensando no setup que o filme vai ter.
Se o seu orçamento inicial for baixo, procure investir estrategicamente. O equipamento de iluminação é fundamental e você pode facilmente alugá-lo sem comprar. Então, sempre converse com a Diretora de Fotografia e a Diretora de Cena para entender a produção como um todo e como vocês podem melhorar os processos.
Adereços são importantes para a cenografia
Os adereços exigem muita criatividade e pesquisa de toda equipe que trabalha com cenografia.
Na verdade, a maioria das produções aluga seus adereços ou compra os objetivos em lojas locais ou on-line.
Dependendo do seu filme, vale a pena procurar recursos em feiras, brechós e lojas de antiguidades.
Três conselhos para você:
- Tire fotos de todos os objetos e crie um inventário com o nome de cada pessoa ou lugar que conseguiu o item.
- Para as objetos muito caros, vale a pena pesquisar sobre seguros de filmagem.
- Para procurar os objetos você vai precisar andar muito, então vista roupas e tênis confortáveis. A máxima de que o trabalho em cenografia é 90% transpiração e 10% inspiração é verdade.
Composição e enquadramento são a chave da cenografia
A composição faz parte da cenografia. No dia a dia dos sets de gravação, é preciso pensar sobre os ângulos e composições até mesmo quando a cena é apenas um plano mais fechado. Por isso, o modo como você aborda os espaços de diferentes ângulos de câmera terá um impacto gigantesco na sua audiência.
Estude o básico de enquadramentos e movimentos de câmera para aprender o linguajar da produção audiovisual e conseguir se comunicar com fluidez com outras equipes.
Vale a pena criar um mood board?
Assim como o storyboard, o mood board serve para entender e combinar os elementos visuais do filme.
Você pode fazer isso sozinha ou em equipe.
Para isso, é só criar um quadro físico ou, se preferir, uma conta no Pinterest ou no Notion e compartilhar suas referências com a equipe.
Esses dois aplicativos funcionam muito bem para construir um mapa visual de tudo aquilo que funciona e também do que não funciona na sua produção audiovisual. Com certeza, todo mundo vai ficar mais alinhado depois que chegarem a um consenso do que será o filme.
Se você gostou desse artigo sobre cenografia, não deixe de compartilhá-lo com suas amigas e profissionais que estão começando na carreira artística.
A Margô Filmes está aqui para ajudar todo mundo que quer aprender mais sobre produção audiovisual.
Boas gravações!