Se você procura por truques que toda contrarregra deve saber, este post pode te ajudar muito.
Temos aqui 5 dicas práticas importantes para a rotina de gravações. Para escrever esse artigo, reunimos alguns ensinamentos de um dos mais experientes contrarregras do país: Delanir Cerqueira, autor do livro Manual do Contrarregra, leitura obrigatória para quem quer trabalhar na área.

Confira algumas dicas logo abaixo:

Mesas, balcões e adereços de uma cafeteria, representando objetos e a função de contrarregra.
Contrarregra: profissional essencial em um filme.

Contrarregra, conheça os 5 truques de cenografia + bônus

Como algumas sacadas funcionam tão bem?
Além de prática, você precisa estar atenta aos elementos a sua volta e combinar conhecimentos no seu dia a dia dentro e fora do set.

Aqui, vão 5 dicas preciosas para resolver algumas situações recorrentes:

  • A equipe vai gravar na rua e precisa disfarçar os postes da locação? Então, você vai precisar de cascas de madeira compradas em uma madeireira para disfarçar esses elementos. Essa é uma excelente pedida para reduzir a poluição visual em uma tomada e trazer um visual mais amigável para a sua cena.

  • Querem que uma bebida pareça quente, mas não ao ponto de machucar alguém em cena? Nesse caso, a maioria das contrarregras usa gelo seco ou aquece um pouquinho a bebida para ela parecer que acabou de sair do fogo, com aquela fumacinha cinematográfica.

  • A produção tem pouco dinheiro, mas as cenas exigem champanhe? O efeito pode ser improvisado com três quartos de guaraná e um quarto de refrigerante de limão. Genial, não é mesmo? (Temos mais lições como essa nesse texto sobre Direção de Arte)

  • Você precisa que a porta se feche “sozinha” em um plano? Então, o melhor jeito de realizar essa façanha é amarrar um fio de nylon e puxá-lo fora do campo visual da cena. Você ou alguém da equipe pode estar escondida atrás de móveis ou a uma distância considerável.

  • Precisa de cabelos esvoaçantes em um take? Dependendo do plano, você pode usar um secador de cabelos ou um ventilador.
    Lembre-se somente de testar as velocidades do aparelho antes de gravar para não atrapalhar o trabalho da equipe de figurino, de cabelo e maquiagem.

  • Bônus: Precisa de uma garrafa gelada? Use verniz no rótulo e uma mistura de água e vaselina no vaporizador. Outra maneira conseguir o mesmo efeito e que muitas contrarregras também fazem é usar um borrifador cheio de água – uma solução bem viável que pode causar a sensação desejada.

Gostou das dicas? Se você quer saber como funciona o trabalho de contrarregra no dia a dia, recomendamos também esse vídeo:

Excelente material para entender um pouco mais sobre o trabalho de contrarregra.

Procurando por mais conteúdo sobre Direção de Arte?

Para se aprofundar nesse assunto, sugerimos também acessar nosso texto sobre o departamento de Direção de Arte.
Nele, você encontra as principais informações para se destacar em uma das áreas mais importantes de um filme.
Boas gravações!

Fonte das imagens: Freepik.