Quer entender o conceito de efeito sonoro (SFX) e criar uma biblioteca de sons para os seus vídeos?
Então, além desse conteúdo super didático, recomendamos que você leia também nosso texto sobre foley, que explica como funciona a criação de sons para o cinema.

Sound design: o que é?

Em primeiro lugar, antes de partimos para o conceito de SFX, é preciso retomar outro elemento importante da produção sonora de um filme: a ideia de desenho de som.

Desenho de som, ou sound design, é um trabalho de manipulação criativa para compor um universo sonoro aliado às imagens de um filme.

Apesar de ser planejado desde a fase de pré-produção e de poder ser feito nas gravações, o sound design é estruturado na pós-produção do filme. Isso quer dizer que ele é trabalhado quando o filme já está na fase de edição.

É nesse momento da pós-produção que os recursos são combinados e ajustados. Por recursos, devemos entender o tratamento dos Diálogos (DX), do Foley (FY), da Trilha Musical e dos Efeitos Sonoros (SFX).

O que é SFX então?

Agora que você já compreendeu o conceito de sound design, podemos falar do sound effect (efeitos sonoros).

SFX são sons criados artificialmente ou gravados no dia a dia do set para serem tratados durante a edição.
Os sound effects são usados ​​para pontuar os humores da cena, simular ou até mesmo criar uma ilusão completa daquilo que é sentido nas telas.

Vamos a um exemplo clássico dos efeitos sonoros para ilustrar essa ideia usando como exemplo uma taça que se quebra em uma cena.
Gravar o som dessa explosão ao mesmo tempo em que gravamos o elenco falando é muito custoso.
Por isso, as equipes preferem registrar esse som separadamente.

Mas ainda que seja gravado depois, este recurso é tratado para parecer que foi feito naquele momento da cena.
Imagine você que sem a adição desse e de todos os efeitos sonoros, a pessoa que assiste ao filme teria uma experiência totalmente diferente de outra pessoa que assiste com os efeitos ali presentes.
No entanto, nem tudo são flores: é preciso saber dosar. Afinal, o excesso de SFX também pode atrapalhar a experiência do filme.

Dito tudo isso, sugiro que você experimente usar sons de bibliotecas (de sites pagos ou gratuitos) nos seus projetos.
Eles podem ser usados sozinhos ou recombinados para formar o desenho de som desejado.

Se você procura por conteúdo gratuito, a dica é pesquisar por NCS, ou seja, No Copyright Sounds, que em uma tradução livre significa músicas sem direitos legais de comercialização.
Outra sugestão é acessar o site BBC Sound Effects para ter acesso a uma fonte impressionante de recursos disponíveis.

Exemplo de SFX.

Mas por que chamamos os efeitos sonoros de SFX?
Em inglês, a pronúncia da sigla SFX lembra bastante a pronúncia da expressão Sound Effect.

Margô Filmes

Diferença entre SFX e Foley

O foley é uma técnica especial de produção de sons e chama a atenção o fato de ser feita enquanto a profissional assiste a cena.
O foley consiste na interação de pessoas com elementos banais e acontece em estúdios especializados.
Surpreendentemente, quem trabalha com foley consegue criar com fidelidade os sons do filme a partir de objetos um tanto quanto inusitados.

Para se ter uma ideia uma luva pode simular o bater de asas de pássaros. Incrível, não é mesmo?

Por fim, para compreender mais sobre esse universo, sugerimos assistir ao vídeo abaixo. Uma verdadeira aula sobre o assunto.

Fonte: Academy Originals

Nosso conteúdo sobre SFX te ajudou? Tem outras dúvidas ou sugestões de conteúdo?
Para dicas diárias de produção audiovisual, acesse nosso instagram @margofilmes.
Se você tem interesse em consumir mais conteúdos sobre sfx, sugerimos o filme: Um Tiro na Noite (1981), dirigido por Brian De Palma.
Grande abraço e até a próxima!

Representação visual de sfx: as palavras crash, wow, ops e smack que simbolizam colisão, surpresa, dúvida e beijo.
Onomatopeias que representam o sfx.
Fonte das imagens: Freepik.

Privacy Preference Center