O set de filmagem é o local onde acontecem as gravações de um filme ou série. Por vezes, ele também é chamado de set de gravações, locação ou estúdio e tem dinâmicas muito parecidas entre si, apesar de existirem diferenças consideráveis.
Se você nunca participou de uma produção audiovisual com uma equipe média ou grande, é provável que você tenha algumas dúvidas sobre como é o dia a dia de um set de filmagem.
No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar a trabalhar bem com uma equipe experiente e se destacar o dia inteiro.
Ficou interessada? Esse texto é para você!
Na verdade, esse artigo resume as experiências que tive durante a gravação de um comercial de TV para uma empresa líder no setor de exercícios em casa e reúne algumas observações que levantei ao longo de uma diária cheia, de mais de oito horas de trabalho. No fim das contas, o resultado foi gratificante e a experiência me credenciou para outros trabalhos.
O que fazer antes de chegar no set de filmagem?
Resolvi dividir este texto em partes para te ajudar a compreender o processo.
Antes de tudo, vamos retomar o fundamental. Aqui estão algumas dicas importantes para se preparar melhor para o trabalho a ser feito:
- Estude a sua função dentro da produção e leia os manuais ou artigos sobre os equipamentos utilizados;
- Durma bem no dia anterior;
- Alimente-se corretamente antes de sair de casa;
- Beba água (leve, preferencialmente, uma garrafinha com você);
- Use roupas pretas limpas e tênis confortáveis. Afinal, você vai ficar muito tempo em pé e suar bastante;
- Faça alongamentos;
- Confira os seus equipamentos de trabalho (para saber mais sobre organização, confira esse conteúdo sobre checklist).
Das dicas acima, tome muito cuidado com o vestuário. Na falta de um uniforme, sempre use roupas pretas confortáveis e que ajudem a lidar com a transpiração, se for necessário. No set, o conforto é um grande aliado da agilidade. Por essa razão, evite todas as peças que causem desconforto ou que possam te deixar em uma situação embaraçosa ou de insegurança.
Outro ponto que merece atenção é: leve consigo somente os itens essenciais, e de preferência, em uma mochila ou pochete (para saber quais são esses itens, clique aqui).
Priorize levar pouco peso também. Com o tempo, você irá perceber que carregar um quilo de objetos úteis será como levar consigo dois ou três quilos de quinquilharias. Esteja ciente de que a sua percepção muda com o cansaço!
Estou no set de filmagem. O que fazer?
Chegando no set, é capaz que você encontre a equipe em processo de preparação para a gravação. Nesse momento, costuma-se realizar também um curto café da manhã para todos os participantes. Essa preparação é ideal para você se apresentar e entender a sua função na produção.
Na dúvida, pergunte. Mas não exagere na dose. Apesar de parecer cruel, todo mundo tem um trabalho importante a ser realizado, e o tempo das profissionais é bastante valioso.
Entenda que o momento da gravação não deve ser utilizado para responder as dúvidas que você provavelmente encontraria as respostas na internet. Porém, é o instante exato para você fazer contatos: o início do famoso networking. Manter essa atitude durante o dia, com cautela, pode inclusive gerar novos trabalhos e oportunidades.
Fazer audiovisual com qualidade requer atenção e tempo
Sobre a melhor forma de aprender todo esse processo: observe o trabalho dos outros no set de filmagem quando não estiver ocupada.
Prestar atenção na execução de um profissional é uma excelente forma de aprender o que deve ser feito. Em caso de dúvida, não se desespere! A prática aliada ao controle emocional fará você executar todas as atividades com maestria e jogo de cintura. Esteja atenta às instruções e pergunte sobre o que não tiver entendido com educação.
A maioria dos profissionais em um set de filmagem é gentil com quem está começando. Seja humilde e educada para aprender com que já tem mais horas de gravação e qualificação do que você.
Voltando à lida: a organização dos seus equipamentos em uma bancada ou em cases também é um fator para torná-la ágil e eficiente. Cuide bem de todos os seus equipamentos e pertences. Mantenha tudo ao seu alcance e em pleno funcionamento.
Dica de ouro: em hipótese alguma, se precisar de um equipamento na outra ponta do estúdio, corra para buscá-lo. Uma locação ou estúdio não é lugar de correria e todos os itens custam caro. Mais vale alguns segundos de espera do que um prejuízo de um dia inteiro.
Fim do dia no set de filmagem: sensação de missão cumprida
Sabe todos os equipamentos que você usou? É fundamental que você ajude a guardar todos eles.
Se você foi designada para uma tarefa no set é vital que você cumpra essa atividade até o fim da desprodução, nessa etapa tudo é desmontado.
Afinal de contas, ficar até o fim do dia pode ser útil para a entender como funciona a desprodução e para ajudar em tarefas banais, porém trabalhosas.
Terminou tudo? Tem cartão de visita no bolso ou na mochila?
Agora é o momento ideal para você entregar para as pessoas com quem teve contato durante todo o dia no set de filmagem.
Não se esqueça de que o cartão deve ter telefone e e-mail atualizados.
Por fim, não se esqueça de endereçar também o seu reel para visualização.
Como trabalhamos em uma área dominada pelo som e pela imagem, o ideal é que as pessoas possam ver e ouvir o seu trabalho depois.
Gostou dessas dicas? Então não deixe de conferir os outros artigos que a Margô Filmes preparou para você!
Fonte das imagens: Freepik / Macrovector.
Eu quero participar de um filme como funciona
Ei, João!
Minha dica é procurar produtoras que realizam testes de elenco.
Espero que você consiga isso logo!
Um abraço!