Você tem o hábito de fazer checklist para gravar vídeos? Se sim, este texto irá te ajudar a aprimorar a sua prática. Agora, se a sua resposta for negativa, você irá aprender o passo a passo de um bom checklist de vídeos. Depois de aplicar este método algumas vezes, é provável que você note uma grande diferença no seu workflow.

Checklist de vídeos pronto: mãos à obra

Antes de tudo, o checklist é uma ferramenta importante para a organização dos processos dentro da sua produção audiovisual.
Trata-se de uma lista com os itens necessários à realização de uma atividade ou de várias. O grande diferencial é que as etapas já cumpridas devem ser marcadas ou riscadas assim teremos noção do momento atual do trabalho.

O checklist para gravar vídeos é importante desde à pré-produção até a entrega. Mas também pode ser executada em qualquer demanda que contenha muitas etapas. Como exemplo, podemos citar alguns estágios como:

  • a escolha de uma locação;
  • a escolha dos equipamentos que farão parte da gravação;
  • as etapas que compõem a escolha de trilha sonora;
  • a criação de documentos digitais para gravação;
  • a escolha dos procedimentos a serem executados na ilha de edição:
  • a organização de prazos e entregas.

Com a prática do checklist, você dificilmente irá se esquecer de executar os itens listados.
Como a conferência é bem simples, a gente acaba memorizando algumas das atividades descritas, o que torna o processo mais fluido depois.

Folha de papel com frases curtas anotadas e marcadas com um V simbolizando que estão feitas. A imagem representa um checklist de vídeo.
Exemplo de um checklist para gravar vídeos.

Espelhando a situação

Como o checklist para gravar vídeos é um espelho das coisas que você já fez ou das tarefas que estão a executar, existe uma dica de ouro.
É preciso que você organize os itens de uma forma que eles obedeçam uma ordem lógica e cronológica.
Um bom ponto é criar tópicos.
Assim, você evita perdas de tempo e refações. Em outras palavras, você não precisará voltar várias vezes à mesma fase do projeto.

Outra boa dica é marcar com canetas de cores diferentes os graus de dificuldade no desempenho de uma atividade. Se preferir, você pode também medir o tempo gasto em cada tarefa, por exemplo. Assim, da próxima vez que você repetir uma demanda, você poderá se organizar melhor para executar tudo em menos tempo.


Apesar de muitas pessoas preferirem os aplicativos checklist no celular, o uso de caneta e papel continua sendo o mais aconselhável.
Assim, você evita gastar a bateria do celular ou a sua internet para verificar as atividades pendentes. No entanto, a solução digital pode ser mais fácil se você precisar compartilhar os resultados com mais pessoas.

Se você gostou deste texto, não deixe compartilhá-lo!
O conteúdo da Margô Filmes é gratuito e destinado às pessoas que desejam melhorar os seus processos no audiovisual.
Para conhecer mais sobre checklist para vídeos ouça também o episódio do nosso podcast sobre o assunto.