Organizar seu projeto de vídeo é uma das tarefas mais importantes para a sua edição. Sabendo onde procurar cada arquivo, você economiza tempo e também diminui as chances de esquecer vídeos em cartões, HDs e outras mídias. Abaixo, temos algumas dicas para te ajudar no seu fluxo de trabalho. Confira.
Como fazer a organização de projeto de vídeo perfeita?
Em primeiro lugar, não existe a melhor organização de projeto de vídeo.
Contudo, é possível pensar na solução mais adequada para o projeto.
No geral, existem dois pontos de atenção em toda organização de arquivos:
- Você deve criar somente as pastas necessárias. Apague as pastas vazias.
- Você precisa criar uma regra única de nomes e hierarquias entre as pastas.
Estas duas dicas valem para o seu projeto de edição como um todo. Ou seja, dentro do programa ou em qualquer área do seu computador.
Abaixo, temos um método de organização de vídeo simples caso você não tenha um modelo.
Perceba que os materiais estão organizados por tipo e por função dentro de um vídeo. Assim, se você precisar modificar um recurso específico, em pouco tempo, vai encontrar o material que procura.
Nesta organização de projeto de vídeo chamamos de assets os materiais gráficos estáticos ou em movimento. Como exemplo temos os lower thirds, as fotografias e as animações.
Você também pode organizar seu projeto de vídeo é baixar com uma ferramenta gratuita de gerenciamento de projetos. Usando a Post Haste, você vai poder configurar modelos de arquivos e pastas para seus projetos. Aplicando qualquer um dos modelos acimas no dia a dia, é provável que você consiga aumentar a sua produtividade por meio da organização.
Agora, se você quer otimizar suas gravações, sugiro conferir nossos artigos sobre produção de vídeos.
Eles estão presentes em todas as categorias do site, mas vale a pena começar por esse texto aqui.
Gostou do nosso conteúdo sobre organização de projetos de vídeo?
Então deixe um comentário aqui embaixo para que a gente saiba que este artigo foi útil.
O seu feedback é muito importante para a gente. Por meio dele conseguimos entender o que estamos mandando bem e o que podemos melhorar.
Se preferir, você também pode acessar as nossas dicas no Instagram. Para isto é só clicar na @margofimes e seguir nosso perfil.
A gente te deseja sucesso na sua edição! Conte com a Margô Filmes sempre.
Imagens: Freepik e Margô Filmes.
Parabéns pelo artigo, Assumi recentemente a responsabilidade com as filmagens e edições da minha Igreja como voluntário, apesar de ter cursado uma Faculdade de Produção Multimídia ha algum tempo não atuo na area como profissional e a luz lançada por este artigo vai me ajudar muito a ter de fato uma organização e uma padronização nos meus projetos. Muto obrigado pelo texto!
Olá, Rodrigo!
Muito obrigada pelo feedback!
Muito sucesso nesta jornada!