O desenho de produção é um documento que mostra o planejamento do seu filme desde a etapa de pesquisa até à pós-produção. A partir dele, você consegue dar visibilidade às equipes e dimensionar a sua produção audiovisual para todas as pessoas que fazem parte do trabalho.

Mas por que isso é tão importante?
O desenho de produção é feito com uma boa pesquisa e com o levantamento de recursos para a realização do filme. Ele serve para evitar surpresas desagradáveis ou até mesmo para reduzir os custos gerais de uma produção audiovisual.

Algumas partes da maioria dos desenho de produção:

  • A pesquisa de acervos audiovisuais e compra dos direitos patrimoniais.
  • As contratações de equipe a partir da escolha do tema e da abordagem desejada.
  • O momento de avaliar quais serão os equipamentos necessários e toda infraestrutura. Na maioria das vezes, a estimativa é feita por dias e horas de gravação.
  • Uma descrição aprofundada das etapas de edição e pós-produção.
  • Em alguns casos, as estratégias de divulgação e exibição.
Um projetor, bitolas e uma claquete sobre um círculo em um fundo azul. Abaixo, a palavra desenho de produção, que é a descrição dos procedimentos de pesquisa, pré-produção, contratação de equipes e outras etapas fundamentais da produção audiovisual.
Um projetor, bitolas e uma claquete ilustrando o conceito: a descrição das etapas de um filme.

Mas por que devo fazer um desenho de produção?

Existem dois motivos fundamentais para fazer um bom desenho de produção. Em primeiro lugar, podemos pensar em economia de tempo, ou seja, na oportunidade de gastar menos recursos para atingir o mesmo objetivo. Entretanto, a segunda razão é a mais importante de todas: o desenho de produção evita o retrabalho nos sets.
Nada é mais desmotivador do que repetir cenas desnecessariamente e essa atitude tem um reflexo imediato em outras etapas do filme.


Se você é produtora, lembre-se que pode frequentemente se adiantar em relação ao cronograma agrupando as atividades do projeto por etapas afins. Desse modo, as suas chances de sucesso estarão muito mais nítidas e tangíveis.
Surpreendentemente, um dos ensinamentos aprendidos para se tornar uma boa produtora é entender que quanto mais tempo ou recursos são gastos em um filme, mas difícil é rentabilizar em cima do produto gerado. Por esse motivo, é importante equilibrar a balança de expectativas e entregas por meio de um planejamento eficiente.

Por fim, se você deseja saber mais sobre a área, sugerimos esse artigo que sobre caixa de produção. (Para saber mais, acesse aqui).

Fonte das imagens: Freepik / Macrovector
Fonte: Imprensa Mahon (entrevistando Mariana Brasil)