Um pedido de produção audiovisual, também chamado de PP ou OP (Ordem de Produção), é um documento solicitando formalmente a criação de um conteúdo, como um filme, série de TV ou comercial, por exemplo.
Ou seja, ele é um documento de extrema importância para iniciar o processo de produção de um vídeo ou até mesmo de um spot para rádio, com as devidas alterações em sua estrutura.
Normalmente, o Pedido de Produção é feito por uma produtora ou empresa, que é também chamada de solicitante ou anunciante.
Este documento funciona como um briefing para as produtoras e equipe a fim de conseguir realizar o que foi pedido.

O que deve ter em um Pedido de Produção?
Aqui, você deve explicar pontos relevantes a fim de orientar a equipe de produção.
Abaixo, estão tópicos para você criar o seu próprio modelo de pedido de produção audiovisual:
- Em primeiro lugar, informações gerais:
- Título da produção audiovisual:
- Formato (filme, série, comercial):
- Gênero dramático:
- Duração estimada:
- Público-alvo:
- Breve descrição:
- Restrições legais ou regulatórias:
- Aspectos de marketing ou distribuição a serem considerados:
- Orçamento disponível e prazo de entrega:
- Informações para cobrança (dados para Nota Fiscal):
- Em segundo lugar, objetivos e mensagem:
- Objetivo principal do projeto:
- Existe uma mensagem que precisa ser comunicada?
- Em terceiro lugar, estética:
- Referências visuais (filmes, séries, videoclipes, etc.):
- Paleta de cores:
- Em quarto lugar, elenco e personagens:
- Descrição dos personagens principais:
- Requisitos para o elenco (características em geral):
- Locução:
- Em quinto lugar, locações e cenários:
- Locações principais e requisitos de cenário:
- Por fim, mas super importante, recurso técnicos:
- Equipamentos específicos e efeitos especiais ou visuais pretendidos:
- Animações ou gráficos necessários:
- Trilha sonora e mixagem de som:
Riscos de não criar um PP
A falta de Pedido de Produção pode acarretar em uma série de riscos e desafios durante o processo de produção.
A seguir, estão alguns dos principais riscos envolvidos quando não criamos um:
Primeiramente, a falta de um modelo de Pedido de Produção reflete em confusões desnecessárias, pois sem um guia, a equipe pode ter interpretações diferentes do proposto na hora de criar.
Além disso, a ausência de um modelo dificulta a comunicação e o alinhamento porque cada pessoa pode ter sua própria interpretação acarretando em conflitos criativos e falta de unidade no projeto.
Outro risco associado é o aumento de custos causado por alterações desnecessárias, retrabalho, mudanças de última hora e desperdício de recursos.
Outro aspecto importante é a aprovação da cliente.
Se a pessoa que aprova não estiver envolvida no briefing podem ocorrer conflitos, revisões constantes e insatisfação geral com o trabalho apresentado.
Por fim, temos a baixa qualidade do conteúdo: a ausência de direcionamento ocasiona um conteúdo fora dos objetivos pretendidos.
Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir este aqui sobre Desenho de Produção.
Fonte: Freepik / Revisão: ChatGPT