A iluminação de 3 pontos para vídeos é uma maneira simples e bastante útil de registrar uma ou várias cenas do seu conteúdo audiovisual.
Antes de falarmos sobre ela, aqui vai uma dica importante: lembre-se que antes de começar a iluminar seu espaço, é aconselhável que você feche todas as cortinas para deixar o ambiente o mais escuro possível.
Em seguida, coloque e “afine” cada uma das luzes.
Você vai perceber com o tempo que essa prática vai te ajudar muito a refinar a sua iluminação.

Primeiro passo da iluminação de 3 pontos: a luz principal

Em primeiro lugar, a primeira etapa e a parte mais importante da iluminação de 3 pontos é a sua luz principal, também chamada de Key Light.
A ideia da luz principal é revelar as características de uma personagem ou de várias pessoas em uma cena.

Para fazer uma boa luz principal na iluminação de 3 pontos é necessário que você posicione a sua luz em um ângulo de mais ou menos 30 graus.
Ela também precisa ficar bem acima da linha dos olhos e em direção ao rosto, que é o principal ponto de identificação de uma personagem.

Se for possível, controle a intensidade de luz do seu equipamento. Dessa forma, você vai ter uma boa profundidade e contraste, além de conseguir um resultado super natural.
Se não for possível controlar a intensidade da luz, tente mover o equipamento para frente ou para trás, mas se lembre de que quanto mais distante, menos luz você terá.
Como recomendação, sugerimos uma softbox ou um painel de LED para a função de luz principal.

Representação da iluminação de 3 pontos: luz principal, luz de preenchimento e luz de contorno/borda/contraluz
Representação da iluminação de 3 pontos: luz principal, luz de preenchimento e luz de contorno/borda/contraluz

Segundo passo: a luz de preenchimento

A luz de preenchimento é uma luz secundária para reduzir o contraste. Somente com a luz principal, o contraste da sua cena seria muito forte e precisaria ser atenuado para ficar mais bonito.
Para isso, coloque a luz de preenchimento (Fill Light) do outro lado da personagem, em um ângulo de 30 a 45 graus.
Para a luz de preenchimento também recomendamos a softbox, mas fique atenta, pois ela precisa ser menos intensa do que a luz principal.

Terceiro passo da iluminação de 3 pontos: a luz de contorno (borda ou contraluz)

A luz de contorno ou de borda (Rim Light) normalmente é posicionada próxima ao chão, apontada para cima, a 45 grau.
Na iluminação de 3 pontos, a função dessa luz é separar e delimitar a personagem ou objeto do fundo da cena, dando a ideia de tridimensionalidade.

Agora que você já sabe como fazer a iluminação de 3 pontos, a dica é treinar sempre que possível para aperfeiçoar a sua técnica.
Se você gostou desse texto super rápido e didático, pode curtir também os artigos aqui embaixo.
Boas gravações!