Quando falamos de Noite Americana, provavelmente, a primeira ideia na cabeça de muita gente é o filme inesquecível de François Truffaut, realizado em 1973. Contudo, o assunto que queremos retratar aqui é uma técnica de iluminação bastante peculiar e útil para a produção de cenas que se passam à noite em um roteiro.

O que é a noite americana?

 A noite americana (também conhecida como day for night) é um efeito recorrente há décadas nos estúdios mais famosos do mundo inteiro, inclusive Hollywood, e pode ser adaptado para as pequenas produções audiovisuais com certa facilidade e com economia de recursos.
Isso porque a noite americana nada mais é do que uma técnica de gravação de cenas à luz do dia dando a impressão nas telas de que aquele momento narrado se passa à noite. Para entender esse uso, você pode assistir produções como “Mad Max, Estrada da Fúria” (2015) e “O náufrago” (2000), pois ambos utilizam esse efeito.

Se você é uma produtora, pense nessa estratégia para justificar a economia de equipamentos, como refletores, por exemplo e em uma forma de evitar deslocamentos à noite para gravar – o que pode ser mais seguro e confortável para toda a equipe.

Cena de Mad Max, Estrada da Fúria ilustrando a Noite Americana.

Como fazer essa técnica de iluminação funcionar?

Para conseguir uma noite americana crível, existem alguns ajustes necessários. Abaixo, listamos os mais importantes para te ajudar a produzir esse efeito com maestria. Confira!

Em primeiro lugar, você deve ajustar o balanço de branco da sua câmera (você pode conferir o texto que fizemos sobre esse assunto, acessando esse link) para a configuração de luz incandescente/tungstênio. Ao realizar esse feito, as imagens terão um tom azulado. Se preferir fazer o ajuste manual, “bata o branco” em um cartão amarelo ou use um filtro azul, todos essas opções serão possíveis para alcançar o resultado desejado.

Vale lembrar também que ao iluminar o elenco, o ideal é que a luz venha de lado, criando sombras nas pesssoas. O melhor horário para fazer esse registro é no início do dia e no fim da tarde, a chamada Golden Hour ou Hora Dourada/Mágica, quando a luz é mais fácil de trabalhar com a qualidade pretendida.

Por fim, lembre-se de subexpor um pouco a imagem ou utilizar um filtro ND para tal – a vantagem nessa utilização é que você pode desfocar o fundo e esconder elementos visuais com a profundidade de campo. Apesar de construirmos a Noite Americana com a câmera, o ideal é tratar também essa imagem na edição – garantimos que faz toda a diferença. Um bom tutorial para seguir é esse daqui:

Tutorial ensinando a fazer a Noite Americana no After Effects.

O que devo evitar para fazer bem essa técnica de iluminação?

Para a cena ficar convicente e parecida com uma gravação noturna, o interessante é existir contrastes/sombras controladas. Por isso, evite gravar em áreas totalmente cobertas. Nesse aspecto, também evite mostrar o Sol e o céu nas cenas. Mas se a ideia for mostrar o céu, utilize um polarizador para esconder ao máximo a luminosidade.

Dica da especialista: Um bom truque para a noite americana é utilizar no quadro a luz gerada por uma lâmpada incandescente através de uma janela, pois após o balanço de branco, essa luz irá ser registrada como branca, enquanto o restante do cenário será banhado por uma luz azul.

Checklist para noite americana

Resumindo, vamos relembrar o passo a passo para utilizar essa técnica de iluminação:

  1. O que você deve fazer
    Ajustar o balanço de branco para incandescente;
    A iluminação do elenco deve ser lateral;
    Gravar durante a Golden Hour:
    Subexponha a imagem ou use um Filtro ND para obter esse efeito.
  2. O que você deve evitar
    Mostrar o Sol e o céu.
Quarto com iluminação noturna representando a noite americana. Essa técnica de iluminação está presente em vídeos caseiros, novelas e até filmes.
Noite americana: técnica de iluminação presente em vídeos caseiros, novelas e até filmes.
Imagens: Freepik