Ficha de personagem é coisa apenas de RPG? Claro que não. No cinema, este documento cheio de atributos e dados de personalidade é um prato cheio para quem deseja criar personagens complexas e envolventes.

Se você nunca utilizou essa ferramenta, saiba que esta dica pode ser excelente para sua produção audiovisual.

Imagem de um computador com um conjunto de folhas em cima, representando a ficha de personagem de cinema.

Por que usar a ficha de personagem para cinema?

A gente sabe que tempo de ensaio é um fator decisivo para as produções audiovisuais. Como ele é normalmente menor no cinema e na TV do que em uma produção teatral, ter uma ficha de personagem pode ser um bom ponto de partida para a agilidade da sua pré-produção.

Se o roteiro é o documento mais importante de todos, a ficha de personagem é um bom anexo. Afinal, ela deve ter todas as informações relevantes da história sem prejudicar o ritmo do roteiro cinematográfico.

Então, encare a ficha de personagem como uma ferramenta para melhorar ideias. Isso porque ela sempre vai nos ajudar a criar muitos caminhos para interpretação e para entendermos como funciona a narrativa. (Fizemos um artigo sobre teste de elenco que pode te ajudar. Para saber mais, acesse aqui)

Logo abaixo, você confere os principais tópicos para entender, em poucos minutos, como as fichas funcionam e porquê confiar nelas.

Pontos importantes de uma ficha de personagem

Um dos melhores exemplos de ficha de personagem é inspirado no modelo apresentado por Walter Lima Jr., diretor do longa Através da Sombra (2016). Ele estrutura a ficha de personagem da seguinte forma:

Aspectos físicos:
Idade, estado de saúde, cor de olhos e cabelos, peso, pele, voz, cacoetes e características específicas.

Dados sociais: Nome, região onde mora, pessoa religiosa ou não, profissão, classe econômica e ideário (o conjunto de ideias políticas e sociais sobre o mundo).

Aspectos psicológicos: Qualidades, defeitos e medos. Também podem ser descritas ambições, manias e fugas, bem como os sentimentos em relação aos demais personagens da narrativa.

Biografia: Rápida descrição do histórico da personagem, contando episódios importantes de sua vida.


Esse modelo não é rígido. Você pode mudar sua ficha da forma que quiser.
Inclusive, colocando ou retirando alguns campos.

Sugestões de uso da ficha de personagem

Normalmente, existem dois modos distintos de trabalhar com uma ficha:

No primeiro, você retira as informações do próprio roteiro cinematográfico.
No segundo, você entrega uma folha em branco para que o elenco complete de acordo com as suas percepções e estudos do roteiro e de outros materiais.

Em ambos os casos, o jeito correto de trabalhar será sempre aquele que produzir os melhores resultados. Por isso, não pense que a ficha irá resolver todos os seus problemas. Ela é uma ferramenta útil, mas não elimina as etapas importantes de criação de um filme.

Na verdade, o uso mais indicado é testar boas ideias e identificar quais estratégias funcionam melhor para o seu processo. Lembre-se sempre que cinema é uma arte complexa e de bastante diálogo.

Boas gravações!

Se você gostou deste texto, compartilhe com outra pessoa que também pode gostar. Contamos com você na nossa divulgação!

Fonte das imagens: Freepik.