Depois do nosso texto sobre funções curiosas dentro do set (você pode conferir esse texto, acessando por aqui), recebemos muitos pedidos para falarmos sobre o que faz uma produtora, também chamada de diretora de produção. Uma das figuras mais importantes dentro de um filme, vale a pena conferir as funções que essa profissional exerce.

O que faz uma Diretora de Produção?

Em primeiro lugar, a Diretora de Produção é a profissional responsável por gerenciar o andamento da produção em todas as suas etapas. Isso é, desde a contratação de equipe e pesquisa de locação até o planejamento da gravação, a logística de instalação de todos os departamentos do filme e o cumprimento do orçamento diário das gravações.

Ou seja, a Diretora de Produção trabalha antes do filme ser gravado (em uma etapa chamada de pré-produção), durante as gravações e durante a desmontagem do set, etapa em que estão previstas as devoluções de equipamentos e objetos. Essa última fase é conhecida também como desprodução.
E não para por aí: ela ainda trabalha na etapa de pós-produção, que é o momento da edição e da finalização do filme, e também atua na distribuição do material, quando necessário.

Diferente da Diretora de Produção, a Produtora Executiva é uma profissional responsávle pela gestão do orçamento e pela captação de recursos para que o filme aconteça.
Conceito de Produtora executiva: profissional responsável pela gestão do orçamento e pela captação de recursos para que o filme aconteça.

Diretora de Produção é a mesma coisa que Produtora Executiva?

A resposta é não.
Apesar de muitas profissionais fazerem os dois, são duas funções diferentes. A separação dos cargos, na verdade, irá depender do tamanho do orçamento ou da equipe.
Porém, podemos separar as duas funções em dois grandes grupos. Enquanto a diretora de produção administra os recursos e trabalha diretamente com outros departamentos, a produtora executiva faz a gestão do orçamento e também a captação de recursos para que o filme aconteça.

Em resumo, a diretora de produção é quem se responsabiliza pela infraestrutura e pelo corre-corre para realizar a produção audiovisual. Já a produtora executiva corre atrás do caminho das pedras, ou melhor dizendo, do dinheiro para a realização do projeto.

Gostou do conteúdo? Para dicas diárias de produção audiovisual, acesse @margofilmes.

Imagens: Freepik

Privacy Preference Center