Imagine uma frase ou duas que pudessem contar ao público o cerne do seu vídeo. Pensou em como seria super útil ter uma sacada dessas? Pois o audiovisual tem um recurso assim e se chama logline. Esse tipo de apresentação narrativa é usado, principalmente, em editais e pitchings da indústria.

A origem do termo logline

Em primeiro lugar, a palavra logline remonta a uma medida bastante útil para marinheiros. O conceito é tão bom que foi absorvido pelas roteiristas e produtoras para avaliar a plausibilidade de uma narrativa. Conta-se que os marinheiros jogavam longas cordas com nós no mar para medir a velocidade das embarcações, e assim conseguir mensurar grandezas que, de outra forma, seriam difíceis de medir. Da mesma forma acontece com os roteiros: quer coisa mais complicada do que medir se uma história vai decolar ou não?

A imagem representa a logline a partir da representação de três diferentes nós em cordas.
Logline: útil para navegantes e escritoras.

Importância e exemplo de logline

Inicialmente adaptada pela indústria hollywoodiana, a logline serve atualmente como instrumento de medição tanto para o público quanto para os vários setores do audiovisual que produzem conteúdo.
Isso porque a logline deve ser simples e objetiva, a ponto de transmitir as questões centrais de uma produção cinematográfica. (Para saber mais sobre roteiro, clique aqui)

Em tese, uma boa logline deve conter cinco elementos.
São eles: a personagem, o conflito, o elemento de distinção, o ambiente e a ação para conseguir alcançar o objetivo.

Como exemplo, temos a logline de 3%, do livro Da Criação ao Roteiro”, de Doc Comparato (2009):

“No futuro, apenas 3% da humanidade é contemplada com uma vida digna; para ingressar nessa minoria, um casal se sujeita a uma série de desafios e obstáculos.”



Em suma, o autor conseguiu sintetizar, com poucas palavras, o universo das personagens e os desafios que serão enfrentados por elas.
Esse é o propósito de toda logline. Contar a todos, em menos de 45 palavras (de preferência) a narrativa a ser consumida.

Se você tem alguma ficção ou documentário em produção, experimente criar duas ou três fases para verificar se todos os elementos de uma boa história estão ali presentes. Se por algum motivo, você sentir que faltou alguma coisa, reveja a estrutura e teste mudar alguns pontos. Algumas mudanças ou cortes podem ser positivos, e tanto a sua narrativa quanto o público agradecem!

Fonte das imagens: Freepik.