A pessoa operadora de video assist trabalha na equipe de fotografia e cuida de todo sistema de monitoramento de vídeo. Sua principal função é garantir que a imagem da câmera seja visualizada nos padrões corretos.
Você já pensou na quantidade de retrabalho que deixa de existir pelo simples fato de que podemos ver o que está bom e identificar as alterações necessárias? É aí que entra o trabalho de uma pessoa operadora de video assist. Uma super vantagem para todo mundo que está envolvido na produção audiovisual em questão, não é mesmo?
Normalmente, a Operadora de Video Assist é chamada para o trabalho pela 1ª assistente de câmera. Após topar, ela recebe uma lista de equipamentos para estudar todos itens e fazer as suas recomendações em cima desse documento.
A rotina da pessoa operadora de video assist
Durante as gravações, a Video Assist monta toda a estrutura que funciona. Seja por meio de cabos ou do video link.
Se você não sabe o que é um video link, o grande diferencial desse equipamento é que ele oferece mais mobilidade.
Se a sua produção audiovisual tem muitas trocas de cenários ou é em uma área de difícil acesso, considere fortemente essa opção.
Dica para iniciantes: Apesar de sempre termos em mente os monitores de publicidade ou cinema (grandões de 17 até 21 polegadas), os monitores portáteis também devem ser levados em consideração. Conhecidos como monitores de mão, eles fazem muito sucesso nas gravações por ajudarem no deslocamento de toda a equipe.
Se este é seu primeiro trabalho como Video Assist, pense nisso também na hora de escolher.
Considerações importantes para qualquer operadora de Video Assist
Falando em oportunidades no set, não podemos nos esquecer de um equipamento que faz toda a diferença: o gravador.
Com ele, iremos conferir o foco, entender se a cena foi boa para quem dirige etc. Por isso, use esse recurso com sabedoria. Afinal, essa ferramenta tem o poder de tornar a rotina mais fácil, mas também é muito tentador ficar revendo tudo. Cuidado com os atrasos no cronograma!
Voltando ao assunto, como o gravador funciona bem nos ensaios e “no valendo”, ele é fundamental para o trabalho da assistente de direção, da equipe da arte e da continuísta, que precisa estar atenta ao que acontece em cada plano/cena.
Por fim, se você vai realizar essa atividade pela primeira vez, separamos duas dicas importantes. Anota aí:
Em primeiro lugar, em médias e grandes produções, você pode contar com um carrinho à sua disposição. São os chamados magliner. No entanto, em produções menores, você pode usar mesas portáteis ou um conjunto de tripés para fazer a sua “estação de trabalho”. O importante é ter um espaço dedicado só seu onde o trabalho possa fluir.
Em segundo, mas não menos importante, lembre-se sempre carregar um kit de ferramentas básicas. Toda video assist precisa ter fitas ao alcance para demarcar espaços ou para resolver problemas pontuais. Falhas e ajustes costumam acontecer em todo trabalho, por esta razão, esteja prevenida desde já para situações de estresse.
Você sabia que pode aprender sobre audiovisual, gratuitamente? É só acessar aqui e conferir nossos artigos.
Já conhece o nosso Instagram? É o @margofilmes. Esperamos você.
Agradecimentos à @laury.dx pela ideia do texto.
Fonte: Freepik
[…] abuso de poder, principalmente contra as funções menos valorizadas no set: “Quando eu era video assist, dois produtores executivos me chamaram na produtora antes do filme começar. Chegando lá me […]