Afinal de contas, o que significa profundidade de cor e por qual razão devemos saber disso na hora de fotografarmos para um trabalho?
Na verdade, a profundidade de cor é extremamente relevante.
Afinal, o termo profundidade de cor (color depth em inglês) nada mais é do que um conceito para especificar a quantidade de dados de cor para cada pixel em uma imagem bitmap.
Ou seja, quanto mais profundidade maior será o número de bits por pixel e maior também será a disponibilidade de registrar situações com cores únicas, diferentes uma das outras, em uma rápida e simplificada explicação.
Essa informação é tão valiosa que serve tanto para fotografias coloridas quanto para as em preto e branco, já que existem diversos tons entre o preto e o branco, não é mesmo? (Para ler nossos conteúdos sobre fotografia, é só acessar aqui)
Para entendermos essa situação mais facilmente basta recordarmos que as imagens são formadas por píxeis e esses são compostos por três cores primárias: o vermelho, o azul e o verde (o famosos RGB). Cada uma dessas cores recebe o nome de canal de cor.
Assim, quando estamos nos referindo a quantidade de bits por canal (ppc), desejamos expressar, principalmente, o número de informação de cor em um desses três meios.
Vale lembrar que como os bits são unidade de informação, quanto maior a profundidade de bits, maior também será o seu arquivo de mídia. Por isso, Ss você deseja armazenar conteúdo com uma taxa elevada de bits, utilize sempre suportes com alta capacidade de memória.
Profundidade de cor: bits por pixel
Em resumo, quando uma imagem é composta por 8 bits por canal, ou 24 bits por pixel, damos a ela o nome de True Color.
Com isso, queremos dizer que a sequência de bits representaria a possibilidade de ordenar a informação de 16.777.216 formas diferentes. Isso é algo bem próximo a nossa capacidade de perceber e distinguir cores!
Para obter esse resultado, o cálculo é o seguinte: se multiplicarmos 8 bits por 3 canais de cor, encontraremos o montante de 24 bits. Como 1 bit é uma informação binária (composta por 0 e 1), teríamos a operação 2⁸ (dois elevado à oitava potência) para cada canal. Ou seja, 2²4, totalizando 16.777.216 combinações de cor.
Seguindo essa lógica, podemos afirmar que toda imagem cuja profundidade de cor é de 1 bit é uma imagem monocromática.
Fonte das imagens: Freepik.