Sem saber por onde começar na hora de fazer criativos para TikTok?
Então, que tal começar pelo funcionamento da plataforma?

Antes de mais nada, conteúdos em vídeo são o formato mais envolvente do momento.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa da Kantar AdReaction descobriu-se que as pessoas mais jovens têm uma percepção positiva para anúncios que duram 20 segundos ou menos.

Com base nisto, fica mais nítido que para criar anúncios de sucesso rodando no aplicativo, precisamos entender como a plataforma funciona e o que viola sua política de proteção em relação às usuárias e o que é permitido por lá.

Antes de mais nada, o TikTok é muito diferente do próprio Instagram, já que não é uma rede social, mas uma plataforma de entretenimento.
Isto muda o jogo completamente, pois o TikTok possui uma dinâmica bastante diferente de consumo de conteúdo do “app vizinho”.

Há quem pense em dancinhas ou pegadinhas virais, mas o TikTok é muito mais do que isto.

Abaixo, você confere algumas dicas importantes, extraídas de materiais oficiais do app, para se destacar na hora de fazer seus criativos para TikTok e se destacar da sua concorrência.

4 grandes tipos de conteúdo no TikTok

Existem 4 grandes tipos de conteúdos que fazem sucesso dentro do TikTok, de acordo com um levantamento da TikTok For Business:

  • Aspiracional, também chamado de “queen”. Neste tipo de conteúdo, temos o status e a influência como os principais canais de comunicação e identificação com o público. É um modelo excelente para marcas de luxo ou para conversar com clientes de uma maneira exclusiva, propondo uma experiência singular.

  • Relacionável, denominado “BFF” ou “melhor amiga”, em que o conteúdo retratado é acessível e bastante divertido. Este tipo de conteúdo funciona bem para assuntos de relacionamento. Influencers que vendem, endossam ou se associam às marcas para demonstrar o uso de certos produtos “queridinhos” no dia a dia devem ser aproveitar deste tipo de conteúdo.

  • Informativo, conhecido por “mentor”, em que são demonstrados momentos de gentileza e sabedoria de uma pessoa ou marca comercial com sua audiência. Este formato é excelente se o seu produto resolve uma dor latente da pessoa.
    Tutoriais e conteúdos de como fazer são dois modelos muito bons para gerar confiança e levar sua audiência para o próximo nível.

  • Inspiracional ou “pioneiro”, que retrata situações de maestria e bravura do cotidiano ou de feitos extraordinários, por exemplo. Este tipo de conteúdo propõe nossa “melhor versão”, então utilize o formato se você se propõe a gerar uma transformação na vida das pessoas.

Conhecer estes 4 grupos bem delimitados, fica mais fácil entender onde você e o seu conteúdo pertencem para extrair o melhor de cada linha de comunicação dentro da plataforma e conseguir a atenção de pessoas que também se identificam com estas propostas. Dessa forma, você aumenta as suas chances de sucesso.

O que não fazer no TikTok?

Como você está iniciando agora a sua trajetória na produção de criativos para o TikTok, aconselho que você não faça promessas ostensivas ou divulgue retornos rápidos e absurdos dentro da plataforma.

Abaixo, você confere uma lista de práticas proibidas, retiradas do próprio Centro de Ajuda do TikTok:

  • Anúncios que promovem produtos complexos de investimento especulativo não podem ser anunciados na plataforma e incluem (lista não exaustiva): contrato por diferenças (CFDs), apostas financeiras em spread, penny stocks, opções binárias, mini-bonds, empréstimos P2P e land banking. Empréstimos de curto prazo (prazo de reembolso de 90 dias ou menos e 50% APR) são proibidos.
  • Anúncios promovendo NFTs são proibidos.
  • Anúncios pagos que promovam ou se oponham a um candidato, líder, partido político ou grupo, ou questões em nível federal, estadual ou local, incluindo propaganda eleitoral, propagandas legais e propagandas controversas.
  • Os anúncios que promovem a indústria de leilões são proibidos.


Outras proibições de criativos para TikTok

  • Anúncios que promovem produtos ou serviços relacionados a jogos de azar, incluindo esportes de fantasia, bingo, apostas em cavalos/esportes e jogos de azar virtuais.
  • Anúncios que promovem serviços de reparação de crédito, fianças, esquemas de “fique rico rapidamente”, reparação de crédito, esquemas de pirâmide (incluindo esquemas de pirâmide não financeiros), marketing multinível, produtos isentos de impostos, financiamento no mercado ilegal e cartão de crédito arbitrário.
  • Anúncios promovendo medicamentos prescritos e cirurgia plástica.
  • Anúncios promovendo suplementos para perda ou controle de peso (incluindo pílulas para queimar gordura, inibidores de apetite, chás ou pirulitos para perda de peso/desintoxicação).
  • Anúncios que vendem ou facilitam a venda on-line ou offline de qualquer tipo de bebida alcoólica que não seja cerveja (vinho, licor ou bebidas destiladas).
  • Anúncios promovendo clubes de álcool/serviços de assinatura ou kits de fabricação de álcool.
  • Os anúncios que promovem os seguintes serviços de namoro são proibidos: infidelidade, noivas internacionais ou por correspondência, encontros sexuais ou troca em termos de renda/compensação (incluindo bens ou serviços) ou outra companhia transacional.
  • Os anúncios comercializados diretamente para crianças são proibidos. Anúncios comercializados diretamente para adultos com crianças ou adolescentes são aceitáveis. No entanto, esses anúncios são estritamente proibidos de tentar persuadir crianças a consumir qualquer produto ou serviço; promoção de produtos ou serviços incompatíveis com crianças e adolescentes; apresentar crianças ou adolescentes em situações incompatíveis com sua idade, sejam ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis.

Melhores práticas para gerar criativos para TikTok

Ainda mais, falamos sobre o que não fazer dentro do aplicativo, mas vamos apresentar também as boas práticas para converter mais no TikTok.
São elas:

  • Todos os criativos devem ter 9:16 – o mesmo do formato Stories – e o vídeo é exibido em tela cheia.
  • O Tik Tok é uma plataforma de entretenimento cuja experiência se dá pelo som ligado. Este não deve ser um elemento secundário.
    Seu vídeo deve ser breve, curto e com foco. Esta prática pode ajudar no engajamento.
  • Da mesma forma, 93% dos vídeos que têm melhor desempenho no TikTok usam áudio.
  • A resolução deve ser acima de 720p – um dado importante é que 83,19% dos vídeos que tiveram melhor performance tinham resolução igual ou superior a 720p.
  • Vídeos entre 21 e 34 segundos costumam performar melhor no TikTok. 25,5% dos vídeos de melhor performance na plataforma tem duração de 21 a 34 segundos.
  • Do mesmo modo, você deve incluir um CTA na parte debaixo do vídeo.
  • Colocar informações em áreas de segurança – evitar botões e textos posicionados à direita.
  • Por fim, incluir uma headline e breve descrição. 

Bônus

Enfim, se você ficou curiosa para mais dicas sobre como produzir criativos para TikTok, recomendo acessar o Creative Center, uma ferramenta poderosa para Trends, Ads e Insights. Para mais dicas sobre produção audiovisual, confira logo abaixo dois artigos que separamos para você.