No audiovisual, o mockup (ou mock-up) se refere, principalmente, a um objeto de mentira que serve para a construção da narrativa. Desta maneira, frutas, gelos e até veículos são produzidos para substituir o próprio produto a ser anunciado.
Tiago Barreto, autor de Manual de produção de comerciais: luz, câmera e criação explica que os mockups são feitos por empresas especializadas e são imprescindíveis “quando o produto ou a embalagem original do produto ‘não imprime bem’ no vídeo”.
Ou seja, isso acontece normalmente quando as luzes, o tempo e a temperatura influenciam diretamente o objeto gravado. Por conta dessa alteração indesejável, a agência e o anunciante optam por substituir o produto original por um mockup.
Mockup: como fazer?
A princípio, um dos efeitos mais recorrentes desta técnica é a simulação de gotículas em uma bebida. Esse truque dá a impressão de que a bebida está extremamente gelada. O segredo da composição é preparar uma mistura de 50% de água e 50 de glicerina líquida em um borrifador.

Para ilustrar, sorvetes e gelo também entram na lista de principais objetos substituídos por itens cenográficos.
Surpreendentemente, a preparação de um “sorvete de mentira” leva gordura vegetal, corante (quando necessário) e xarope de açúcar. Já as pedras de gelo são substituídas por peças de acrílico, que podem flutuar ou não, e ainda, contar com “bolhas” de ar internas.

Em síntese, os mockups são lidos como soluções práticas para os estúdios e agências, pois ajudam a contar histórias com verossimilhança. Em alguns casos, eles podem até mesmo ser manipulados por atrizes em cena e serem repostos frequentemente.
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Fonte das imagens: Macrovector / Freepik.