Comprar um microfone não é uma tarefa simples na vida de uma videomaker, não é verdade?
Por conta de critérios técnicos e, às vezes, comportamentais, a escolha do microfone perfeito precisa de muito planejamento e entendimento de como será a gravação.
Para te ajudar nessa jornada, a Margô Filmes decidiu criar um guia rapidíssimo, na velocidade da luz, para te ajudar a compreender melhor as características do sue trabalho, pois o áudio é uma parte essencial no consumo de conteúdos em vídeo.

Antes de começarmos, vamos dimensionar seu projeto

Quantas vezes, você já deixou de assistir um vídeo por conta de uma iluminação ruim ou de uma imagem amadora?
Agora, quantas vezes você já abandonou um vídeo porque o áudio não estava bom e o vídeo não tinha legendas para facilitar a visualização? 
Aposto que, no caso do áudio, a chance de abandono do conteúdo foi muito maior.

Por isso, antes de tudo, responda essas três perguntas básicas do seu projeto:

  • Já que vou gravar, quantas pessoas estarão em cena?
  • Elas irão se movimentar?
  • Vamos ter algum ruído “forte” no ambiente?

Mapeie a situação e vamos em frente. Separamos aqui 4 microfones externos para você ficar de olho. 

Por que escolher a lapela?

Queridinha de muitas videomakers, a lapela é excelente para a gravação de entrevista ou para a gravação de depoimentos, em geral.
Além de super discretos, esses microfones são bem confortáveis, pois são fixados na roupa da entrevistadora ou convidada.

Uma curiosidade: damos o nome de lapela porque ele fica próximo das lapela dos ternos. No entanto, você também pode encontrar alguns técnicos se referindo ao equipamento como lavelier. Na prática, saiba que a melhor forma de posicioná-lo é o mais perto da boca da pessoa ou na gola da camisa ou na gravata caso não haja paletó.
Desta maneira, iremos captar mais o som da fala e menos o ruído do ambiente. Se tem dúvida sobre qual comprar, eu te sugiro olhar o Rode Wireless Go ou o Boya BY-M1.

Devo comprar um microfone boom/shotgun?

Tem gente que quando pensa em microfone já quer logo colocar um boom na lista e tudo bem, não é verdade?
Acontece que nem sempre ele é o ideal, pois a magia do boom acontece quando existe uma boa operadora ou um suporte para tudo dar certo.
Por isso, se a equipe é só você, melhor evitar este equipamento.
Normalmente, o boom é posicionado acima da cabeça das pessoas e por ser direcional, capta apenas a fala da personagem, sem registro dos sons laterais.
Não polui em nada o quadro registrado, mas dá bastante trabalho, tanto que só é recomendado arriscar caso você treine antes. Meu conselho: vá de Rode VideoMic Pro.

Comprar microfone de mão é uma boa?

Esse é um artifício para todo momento. Na maioria dos casos, associamos esse microfone a cantoras e repórteres de TV, pois elas precisam chegar na cena e já resolver a situação logo de cara. Presos em suportes, esses microfones são muito bons para a gravação de podcasts. Minha dica para você se você quiser qualidade e resistência: o maravilhoso Shure SM58.

Microfone com filtro anti pop, em fundo amarelo.
Microfone com filtro antipop.

Comprar microfone headset, earset ou auricular vale a pena?

Por fim, este é microfone ideal para gravar treinos de ginástica, dança e outras atividades que envolvam movimento.
Normalmente, estes microfones são bons para apresentadoras por conta da praticidade e mobilidade.
Minha recomendação para videomakers iniciantes: Shure Sm31.

Gostou das dicas? Quer se aprofundar no assunto?
Para conferir as diferenças entre mono e estéreo, temos um artigo que pode te ajudar demais.

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Fonte das imagens: Freepik

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