Aprender um pouco mais sobre áudio é uma necessidade de toda videomaker. Além do ambiente escolhido para a gravação, a dica é prestar atenção em como podemos otimizar nossos sistemas e equipamentos.
Aqui, vão algumas dicas para não fazer feio na hora de captar. Agradeço a @laypinheiro, seguidora da @margofilmes, pela ideia que originou esse texto.
Em primeiro lugar, a dica universal que todas nós devemos ter em mente é que na hora de gravar o som é essencial que a pessoa entrevistada fale sempre algumas frases. Essa etapa de teste serve para que você possa monitorar e ajustar o microfone a sua voz, e não o contrário, como muita gente acredita.
Dicas para otimizar as lapelas
Presentes na maioria das produções, os microfones de lapela são os queridinhos por serem discretos na gravação, ideais para planos mais fechados ou para entrevistas.
A dica de ouro é identificar para que lado as pessoas irão se dirigir na hora da conversa. Muita gente se esquece de verificar isso e coloca o microfone do lado contrário do chamado ar direcional. Ou seja, no fim das contas, o som será captado, mas com muito som ambiente presente. O que, na maioria das vezes, joga a qualidade do seu material para baixo.
Outra coisa que sempre dá errado no caso de microfones de lapela com um transmissor e receptor é confiar demais nas pilhas recarregáveis. Este é o erro mais frequente, ganhando até de esquecer de apontar a antena para o sistema de recepção. Para resolver esse erro, tenha sempre pilhas alcalinas reservas e confira como estão os equipamentos nos intervalos combinados com a direção. Para aprender mais sobre como melhorar o seu áudio, confira outros textos que podem te ajudar nessa jornada.
Cuidado com os microfones dinâmicos
A dica para evitar 50% dos erros dos microfones dinâmicos, conhecidos também como sorvete, é evitar segurar pela parte de cima. Do contrário, você vai mudar o modo como o som é registrado pelo microfone. Outro ponto importante é que o centro da cúpula fique a aproximadamente dez centímetros de distância da boca de quem está falando. Feito isso, a chance de erro acontecer durante a captação é bem pequena.
Boom: como gravar áudio direito?
O número um dos problemas relatados por esse tipo de microfone é a famosa falta de ensaio. Na maioria dos casos, a pessoa que vai operar não leu o roteiro antes e não tem uma ideia de quando serão as próximas falas. Desta forma, toda sutileza vai embora quando a operadora se perde na quantidade de falas a serem gravadas. Por essa razão, ensaie bastante antes de gravar e se surpreenda com o resultado.
Se você você gostou do texto, compartilhe com sua rede de contatos ou deixe um comentário para a gente! Até o próximo texto!
Fonte das imagens: Freepik.