Se você já assistiu o filme Dolemite Is My Name (2019), com certeza conhece o conceito de Four Walling.
Se ainda não viu, a gente te explica logo abaixo. Confira!
O que significa Four Walling?
Em primeiro lugar, Four Walling (ou Four Wall) designa uma dinâmica pela qual um estúdio ou distribuidora aluga salas de cinema por determinado período e recebe toda a receita proveniente das bilheterias a um custo fixo. Para calcular o valor, leva-se em conta o número de assentos disponíveis na sala.
Enquanto a empresa/distribuidora ganha com a venda de ingressos, a proprietária recebe o aluguel e todo o dinheiro de serviços ligados à atividade como, por exemplo, a venda de pipoca e guloseimas.
Apesar de parecer uma loucura nos dias de hoje, esse tipo de empreitada já foi bastante recorrente em alguns lugares dos Estados Unidos, sobretudo no final dos anos 1960 e 1970.
Isso porque a distribuição Four Walling conta com um recurso bastante curioso…
Quando o filme é distribuído exclusivamente por essa prática, ele pode ser classificado como um trabalho não-publicado nos EUA. Tanto é que o filme pornográfico Garganta Profunda (1972) não se tornou oficialmente público até o momento do seu lançamento em VHS.
Surpreendentemente, o filme só foi lançado anos depois, pois era a única forma de evidenciar os Direitos Autorais da obra. Aliás, esse era um recurso importante na época já que as fitas magnéticas sempre apresentavam uma mensagem contra a pirataria no início. Para entender mais sobre Direitos Autorais, acesse esse texto.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o universo do cinema, deixe um comentário para a gente aqui embaixo. Toda semana, respondemos as principais perguntas da nossa comunidade e produzimos textos com base nessas interações. Acompanhe também nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre audiovisual!
Fonte das imagens: Macrovector