Profissionais da Direção de Arte mais experientes estão acostumadas a procurar referências no dia a dia ou nos acontecimentos de suas próprias vidas. Mas para uma pessoa que se inicia na área, o que é preciso para se destacar?
Pensando nesta trajetória, compilamos 5 dicas para quem está começando a trilhar esse caminho. São dicas simples e muito fáceis de colocar em prática, precisando apenas da dedicação de poucos minutos por semana. Confira logo abaixo.

Carregue um caderno para anotações

A primeira dica é uma unanimidade: construa seu acervo de temas e impressões.
Isto é, registre com frequência as coisas que te tocam ou te motivam a criar. Na maioria das vezes, pode ser um objeto ou uma circunstância.
O importante é criar o hábito de anotar tudo o que for importante.

Na realidade, esse é o primeiro passo para te fazer refletir sobre as suas experiências e tirar boas ideias do seu cotidiano.

Muitas pessoas acreditam que um diário de bordo é fundamental para o processo de pesquisa. No caso da Direção de Arte, essa recomendação é super válida para seus trabalhos futuros.
Anote tudo o que for inspirador. Afinal de contas, quando se trata de criação, tão importante quanto criar do zero, é conectar os assuntos de modo original.

Baixe aplicativos gratuitos sobre arte

Estamos sempre com nossos celulares, não é mesmo?
Que tal então utilizar o seu dispositivo como fonte para a consulta de referências.

Uma prática rápida é consultar diariamente o DailyArt, aplicativo gratuito que ensina todos os dias a técnica e o contexto de uma obra de arte famosa.
Com essa indicação, você irá conseguir imaginar cenas e criar atmosferas para o seu trabalho audiovisual.
Outra dica super relevante é seguir a @margofilmes: postamos conceitos audiovisuais com frequência.

Ouça podcasts. Direção de Arte é forma e conteúdo.

Você sabia que existem milhares de podcasts de referência à sua disposição?
Sabia também que esse tipo de mídia é tão fantástico que a maioria consegue consumir enquanto faz outras atividades.
Por isso, o hábito de ouvir podcasts é muito bom. Como estamos sempre na correria, um pouco de conteúdo de qualidade toda semana, já é uma boa forma de aprender.
Uma dica é não se prender a um segmento. Se conseguir, comece com podcast de audiovisual e tecnologia. Como são conteúdos com maior familiaridade, a chance de continuar ouvindo é grande.

Dispositivos eletrônicos como computador, celulares e câmeras de vídeo e outros símbolos de aplicativos ilustram a ideia de que é possível absorver referências por esses meios na sua jornada na Direção de Arte.

As redes sociais são nossas aliadas

A melhor forma de buscar conhecimento é indo direto à fonte.
Nesse momento, as redes sociais podem te ajudar bastante a conectar e buscar referências valiosas.
Siga ou faça contato com pessoas influentes da área, acesse os seus conteúdos e interaja perguntando sobre uma ou outra prática.
Essas trocas são boas por dois motivos principais: são fontes de conhecimento e te ajudam a criar redes de contatos profissional.

Crie seu próprio acervo

A ideia aqui não é fazer com que você gaste uma pequena fortuna para conseguir peças exclusivas, mas fazer você identificar uma boa oportunidade de compra.
A dica é procurar por bazares, feiras e brechós e nutrir um bom relacionamento profissional com as pessoas desses negócios.
Uma das chaves do sucesso para quem está na área da Direção de Arte é escolher bem suas fornecedoras e trocar informações sobre as peças com pessoas que entendem muito do assunto.

Gostou das dicas?
Então não perca nosso melhor conteúdo sobre Direção de Arte. Para acessar este texto, clique aqui.

Conhece alguém que precisa saber destas dicas? Compartilhe este artigo com ela.
A Margô Filmes agradece a sua ajuda.

Fonte das imagens: Freepik