Se você está prestes a gravar suas primeiras cenas ou se quer saber como fazer uma boa direção de cena, esse texto é para você! No universo da produção audiovisual, é comum que a gente se concentre em equipamentos e acessórios e se esqueça que esta é uma peça fundamental para uma boa fluidez nas imagens. Confira nossas dicas abaixo.
Dica 1: Estude a sua produção audiovisual
Em primeiro lugar, de nada adianta se comunicar bem, sem entender a estrutura e as nuances do projeto gravado. Por isso, faça um briefing (um documento com as ideias e estratégias) em equipe e identifiquem juntos todas as oportunidades que a gravação em questão irá render ao time.
Muitas equipes ignoram a necessidade de um alinhamento e briefing bem-feitos. No entanto, percebem no fim da produção, que alguns problemas básicos seriam resolvidos com uma conversa prévia.
Mas e se você for a sua equipe? Não se preocupe! Estudar a sua produção também envolve fazer tech scout (para ler o texto, acesse aqui), estudar o material de outras fotógrafas para adquirir um bom repertório e esmiuçar o contrato para entender os elementos essenciais contratados pela sua cliente, por exemplo. (para conferir o artigo sobre contrato, acesse aqui)
Dica 2: Aumente o seu repertório sobre direção
A direção de cena exige um apanhado de referências e métodos a serem praticados. São muitas escolas de interpretação, muitas técnicas e muita improvisação envolvidas. Se você tem interesse em se aprofundar ou extrair o melhor de sua modelo ou atriz, aconselho os seguintes materiais:
Cinema: Direção de atores, de Carlos Gerbase.
Esse livro é fundamental para conhecer do zero a direção de cena com uma das grandes referências do cinema brasileiro.
Ofício em Cena, realizada pela GloboNews.
Série que reúne entrevistas com profissionais consagrados da dramaturgia brasileira.
Dica 3: Combine como serão dadas as indicações
Nem todo mundo tem facilidade logo de cara em distinguir o lado direito do esquerdo, não é mesmo? Quando estamos em uma gravação, o processo é ainda pior porque estamos em uma relação de espelhamento com outro. A sua direita, por exemplo, passa a ser a esquerda de outra pessoa. Por isso, na hora de passar dicas e determinados comandos, priorize por indicar o lado direito ou esquerdo da modelo ou atriz. Desse modo, você evita que a pessoa saia constantemente de uma marcação de luz e muito mais preciso nos seus pedidos.
Lembre-se também de combinar previamente os horários de descanso, as refeições e o término com todas pessoas envolvidas. Mencionar o prazo de entrega do trabalho também é uma boa opção. Isso porque a falta de um posicionamento específico ou geral pode ser desagradável e criar ansiedade em muita gente.
Dica 4: Procure criar uma relação de confiança
Uma das formas de deixar uma modelo ou atriz mais à vontade é dar bons feedbacks ao longo do ensaio ou gravação. Seja por meio de conversas ou, em alguns casos, mostrando uma prévia do que está sendo feito. No geral, esse tipo de resposta é positivo para que as pessoas confiem mais no seu trabalho e também para que tenham mais segurança no processo.
Contudo, toda regra tem a sua exceção: afinal, nem todo mundo se sente à vontade se vendo. Então, vale a pena confirmar antes se esse é um bom método ou não para o seu ensaio.
Falando em exibir trechos, lembre-se de que o ideal é mostrar uma pequenina parte do melhor que está sendo feito: uma imagem já basta. Você precisa encantar a pessoa e não enchê-la de informação desnecessária.
Por experiência, aconselho você a mostrar apenas poucos takes ou fotos, pois não é interessante que a pessoa tenha conhecimento dos testes ou dos erros gerais de toda produção audiovisual ou fotográfica.
Mostrar material demais não é recomendado porque pode gerar um sensação de insegurança (justamente o oposto do desejado em um trabalho desse tipo). No mais, troque informações e crie momentos em que as pessoas possam descontrair. Na maioria das vezes, uma conversa sobre amenidades costuma funcionar bem como válvula de escape.
Dica 5: Esteja atenta às oportunidades
Vai gravar ao ar livre? Que tal procurar por visuais interessantes, como uma parede pintada ou caminhos de pedra, por exemplo? Ao gravar na rua, você vai perceber que é sempre testar as possibilidades de um novo local sob diferentes ângulos.
A pessoa ficou tímida de repente? Então, que tal adicionar objetos para que ela possa se distrair em algumas fotos ou cenas e até mesmo para que ela saiba como posicionar mãos? Essa dica costuma ser bastante útil em alguns casos.
Por fim, como tudo nessa vida, dirigir pessoas requer prática. Você verá que esse é um exercício de constante aprendizado e que a cada novo trabalho, uma nova técnica ou observação será aprendida! A curva de aprendizado costuma ser bem rápida. No mais, desejamos bons trabalhos!
Fonte das imagens: Freepik / Macrovector.