Comecei o ano fixando uma meta ousada de ler 60 livros.
Meu objetivo é aprofundar em áreas de Criatividade, Negócios e Liderança ao longo deste ano.
Para conseguir este feito, dividi esta meta em pequenas partes: meu plano é ler 5 livros por mês (12×5=60) e já estou no meu sétimo.
Hoje, dia 12/02/24, compartilho alguns ensinamentos do livro Detonando! Atraia dinheiro e influência fortalecendo sua marca nas redes sociais, de Gary Vaynerchuk.
Peguei este livro na Biblioteca do trabalho e, no geral, acredito que é uma ótima pedida para iniciantes quanto à ideia de marca pessoal.
Não à toa, o grande capítulo deste livro é o último, em que fala sobre a construção de conteúdo em plataformas Voice-First, algo que ainda está bem no início por aqui.
No entanto, retirei dois trechos para compartilhar com vocês sobre construção de marca pessoal e como fazer acontecer.
A pergunta certa para influenciadores, segundo Gary Vee
Gary Vee diz que se encontrasse uma influenciadora, nunca pediria um conselho a esta pessoa. Apenas diria: “Estou muito curioso para ouvir a história sobre como você se tornou um sucesso tão grande.” E, no final da história, perguntaria: “Qual o maior desafio que você tem no seu negócio, carreira ou vida neste momento?”
Esta dica está nas primeiras 40 páginas e foi a partir daí que eu comecei a ser fisgada pelo livro, anotando alguns comentários para por em prática.
A importância de documentar a jornada
É talvez uma das premissas mais repetidas ao longo do livro e que estou fazendo neste exato momento, enquanto você lê este texto.
A verdade é que muitas pessoas empreendedoras dão seu depoimento no livro, mas selecionei um trecho de Alex Nemo Hanse, da Foolies Limited Clothing Company, pois uma de suas falas chamou a minha atenção e acredito que pode ser muito útil para quem resolveu começar agora a construir sua marca pessoal no audiovisual.
Ele diz que a principal coisa que as pessoas não fazem é escrever suas metas, “então elas nunca se manifestam” e nunca se tornam realidade.
A dica então é registrar e se comprometer para que este resultado aconteça.
Afinal de contas, o autor reforça que paciência é para o longo prazo e velocidade é para o curto prazo. A combinação de ambas é que proporciona grandes realizações.
Para fins de curiosidade, li outros livros e posso trazer os destaques aqui também.
Minha lista atual é:
- A psicologia do dinheiro: Descubra como as emoções influenciam nossas escolhas financeiras e aprenda a tomar decisões mais inteligentes
- Tribos: nós precisamos que vocês nos liderem
- Investimentos para leigos
- Os homens explicam tudo para mim
- Zazie no Metrô
- Hacking Growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido
- Detonando! Atraia dinheiro e influência fortalecendo sua marca nas redes sociais
Comente aqui embaixo se você quer que eu escreva sobre algum deles. Até breve!