O DCP (Digital Cinema Package) é uma tecnologia de padronização dos formatos digitais para a distribuição e a exibição de filmes em todo o mundo.
O uso desse “sistema” está de acordo com os interesses do Digital Cinema Initiatives (DCI), a organização dos estúdios de cinema que reúne a Disney, a Fox, a Paramount, a Sony Pictures Entertainment, a Universal e a Warner Bros. Todas são grandes players em termos de produção e distribuição dos conteúdos.
Apesar de designar a tecnologia, o DCP pode significar muita coisa como:
- o arquivo de vídeo;
- o arquivo de áudio;
- os dados do filme:
- o projetor próprio para a leitura deste pacote nas salas (nas resoluções 2K e 4K).
O raio-X do DCP
Com o DCP, pretende-se superar a qualidade da imagem obtida pelos processos analógicos e fotoquímicos. Além disso, busca-se atender as demandas por tecnologias padronizadas em festivais de cinema e nos circuitos comerciais.
As vantagens são muito atraentes, pois o formato permite maior controle em relação às deformações da imagem. Isso acontece porque o DCP não apresenta sujeiras ou cortes na superfície do material como acontece nos filmes em película.
Além disso, há também a falta de trepidação durante a exibição e uma possibilidade real de barateamento a longo prazo, pois o DCP pode gerar arquivos duplicados como todo processo digital.
Outra característica que chama bastante atenção é a existência de uma chave numérica de segurança. Que, dependendo do ponto de vista, pode ser lido como ônus ou bônus da técnica.
Realizadoras e realizadores: Tem um filme e quer saber o “tamanho” dele em DCP?
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DCP: vantagens e desvantagens
Você sabia que cada DCP tem seu próprio código criptografado?
O Key Delivery Message ou KDM é uma chave que serve para evitar a violação ou cópia não autorizada do arquivo. Por exemplo, em caso de erro de digitação ou de leitura, não é possível exibir o material com o intuito de preservar as informações ali contidas.
Ou seja, por mais que seja um bom método de segurança, esse também é o risco iminente deste tipo de tecnologia. Já imaginou a dor de cabeça que um arquivo corrompido durante a leitura pode gerar?
Por fim, vale mencionar que o formato ainda é pouco acessível às produtoras brasileiras de médio e pequeno porte.
Por aqui, o mais comum é utilizar tal técnica para a exibição grandes festivais de cinema.
Um último ponto é que se você pretende transformar seu arquivo em um DCP saiba que não é a mesma coisa do que realizar já pensando nele.
Quando um filme é feito com equipamentos de qualidade ou configurações inferiores, ele também perde o desempenho máximo oferecido pelo DCP.
Por isso, o ideal é planejar bem o seu filme e procurar produtoras especializadas nesse tipo de tecnologia.
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Fonte das imagens: Freepik.
Olá!
Sei que esse comentário não chegará a tempo de você me oferecer uma ajuda.
Sou o jornalista Márcio Cotta. Meu filme de curta com 25 minutos que é um documentário foi classificado para a Mostra de Tiradentes 2020.
O porém é que me foi exigido o formato DCP, sei fazer todo o processo, mas o que me intriga é que na finalização da exportação, o arquivo ficou com um tamanho de quase 30GB. Isso é normal? Fica tão pesado assim?
SE puder ajudar estou no e-mail: marciocottajornalista@gmail.com
Ei, Márcio! Te mandei um e-mail respondendo a sua dúvida, viu?
Grande abraço!
sim, é normal Marcio, fique tranquilo. Boa sorte!
Olá,
Minha dúvida é em relação às configurações adequadas pro DCP.
No formulário de inscrição do festival que estou aplicando tem as seguintes opções: DCP aberto; 3D aberto; encriptado; 3D encriptado; + chave; 3D + chave; não definido.
Como o filme não é em 3D, acredito que posso ignorar essas opções. Mas, quanto às outras? O que determina a configuração?
Obrigado
Olá, Francisco! Tudo bem? Então, respondendo a sua questão: os DCPs abertos são aqueles com os menores custos de gerenciamento e de cópia. Isso porque as cópias criptografadas precisam gerar um código KDM para cada uma, dependendo do projetor para o qual se destinam e isso implica um custo por cópia que os DCPs abertos não têm. Já os DCPs encriptados são utilizados quando a distribuidora prevê a sua utilização em contrato, já que podem controlar as datas e exibições nas salas. Espero ter ajudado!
Adorei a matéria, obrigado!! Como ficam os recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE)?
Olá, Rodrigo! Tudo bem?
Os recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) também estão presentes no DCP.
Nós achamos aqui um material super completo da ETC Filmes que pode te ajudar demais e que explica todo o contexto e processo.
Segue o link:
https://etcfilmes.com.br/sistema_imgs/ebook_etc_filmes.pdf
Abraço!
Oi… vocês podem indicar um programa pra DCP fechado? Parece que só acho pra aberto. E outra coisa, eu vi um video com kit DCP que vinha HD, case e uma maleta. É normal pedirem que o DCO venha nesse suporte nos festivais de cinema?
Olá, Camila!
Tudo bem?
Recomendamos entrar em contato com empresas especializadas, pois são informações mais complexas e que interferem diretamente na percepção do seu trabalho audiovisual.
Obrigada por acessar a Margô Filmes.
[…] aos sentidos dessa classe de consumidores, mas uma capacidade técnica notável para poder criar DCPs (que é sempre o meu teste a computadores deste género), para além de se portar muito bem com o […]