A controller na área do audiovisual (cinema e TV) é a profissional responsável por gerenciar o processo contábil dentro de uma produção audiovisual. No geral, suas principais tarefas são:

  • Cadastrar novas fornecedoras;
  • Acompanhar o orçamento da produção em suas diferentes etapas;
  • Aprovar os pagamentos;
  • Gerenciar planilhas e demais documentos:
  • Receber e arquivar corretamente as notas fiscais.

Do início ao fim: o que faz a controller no cinema?

Normalmente, essas profissionais são solicitadas no fim do processo, quando é necessário comprovar todos os gastos.
No entanto, a atuação de uma controller deveria acontecer logo no processo de preparação do material audiovisual, pois assim muitos problemas poderiam evitados ou resolvidos assim que acontecessem.

Nos dias de hoje, o mercado audiovisual espera que uma controller entenda as dinâmicas de um set de gravação e que também tenha um excelente conhecimento das etapas que antecedem e que sucedem a realização de um filme.
Além disso, a profissional deve dominar outros idiomas e saber utilizar ferramentas de criação de planilhas, como o Google Sheets e o Excel. Outro ponto de exigência sobre essa função é a atualização constante em relação à legislação vigente.

Quais lições uma videomaker pode aprender com uma controller?

Por mais que, em um primeiro momento, as tarefas de uma controller e de uma videomaker pareçam dois universos muito distintos, existem alguns fatores que uma videomaker pode, e deve, aprender com uma controller.
O primeiro ponto é se identificar, em grande parte dos casos, como uma profissional generalista. Em outras palavras, significa desempenhar e aprender diversas funções para saber se comunicar e lidar com diferentes públicos e clientes.
Por mais que toda videomaker busque excelência em uma área, entender como tudo funciona é fundamental!
Vale ressaltar que, por generalista, não devemos pensar logo de cara em algo raso e pouco aprofundado. A ideia é dominar o maior número de informações e técnicas possíveis para saber agir no momento certo e tomar as decisões com mais consciência.
Em segundo lugar, devemos sempre lembrar que uma videomaker precisa sempre pedir notas fiscais para comprovar e documentar suas atividades. Por isso, aja como uma controller! Não deixe de pedir para seus fornecedores e clientes esses documentos que podem ser bastante úteis em diferentes fases da sua produção audiovisual.

Um laptop com moedas em cima do teclado, representando a atividade de controller no cinema.

Por fim, busque sempre atualização. Assim como uma controller, mantenha-se informada sobre o que acontece na sua área de atuação e na esfera pública do seu negócio.
Essa pode não ser a sua principal fonte de renda no momento, mas é sempre importante entender a conjuntura para conseguir se posicionar no mercado e conseguir boas oportunidades de trabalho.
Se você gostou desse texto, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! A Margô Filmes quer ser uma voz atuante no mercado e na formação em audiovisual.
Ajude-nos com sugestões, dúvidas e críticas!

Leitura recomendada

Gostou do assunto e quer aprofundar nesse sentido? É provável que esses dois conteúdos sejam úteis para você:

Fonte das imagens: Freepik / Fullvector