Recebi uma sugestão de conteúdo na semana passada que não pude deixar de compartilhar nessa edição. Na minha caixa de mensagens, uma pessoa me perguntou como melhorar a qualidade de um vídeo gastando pouco ou nada.
Como gosto de pensar sobre isso, eu finalmente acredito que encontrei uma resposta que gostaria de compartilhar antes de entrar no assunto da fórmula de sucesso dos vídeos, que resolvi deixar para a próxima edição.
No caso, se eu estivesse começando a gravar, a primeira coisa que eu me atentaria para produzir um vídeo sem gastar nada ou bem pouco seria pensar no melhor que meu espaço oferece.
Explico melhor: identificando as melhores oportunidades de um espaço já pronto, eu poderia extrair o máximo de valor possível com o que já tenho.
A primeira coisa que eu faria seria procurar por um lugar que não tivesse um ruído incômodo (nem de obra, nem de aparelhos eletrônicos muito altos, o que pode parecer bem impossível em meio a uma quarentena).
Para mim, áudio vem em primeiro lugar e entender que ele tem um papel fundamental e de protagonismo no seu conteúdo é essencial para o consumo do seu vídeo até o fim. Inclusive, além do áudio pense também no recurso de legenda e em outras maneiras de facilitar o acesso do seu material. Vídeos precisam ser inclusivos.
A segunda coisa que eu prestaria atenção é posicionar o objeto ou pessoa que pretendo gravar a 45° ou de frente para uma janela. Eu não sei se você sabe, mas o Sol é a referência máxima em termos de luz e deixar de aproveitar esse recurso me parece muito ruim. No caso, se você tiver uma cortina clara ou transparente, você pode conseguir o que chamamos de luz difusa, uma luz tão suave que valoriza a personagem ou assunto do seu vídeo.
A terceira coisa e menos importante dos dois elementos que já citei seria escolher uma figurino que comunicasse a bem ideia do meu conteúdo. Vale experimentar cores e combinações nessa hora.
Gosto de pensar o figurino que já tenho como um primeiro exercício de direção de arte guiado por uma intencionalidade. Roupas passam muitos significados e se você conseguir tornar o quadro/imagem mais harmonioso, você pode ter certeza de que vai fazer boas escolhas quando tiver mais recursos/verba de produção.
A última dica para melhorar a qualidade de um vídeo sem gastar nada com isso é pesquisar em bancos de imagem e áudio gratuitos. Lá, você encontra recursos autorizados pelos criadores e pode compor a atmosfera e sentimento do seu vídeo selecionando por palavras-chave. Sugiro, para quem ainda não conhece, o Audio Library, do YouTube, e o Pexels para imagem e vídeo.
Gostou dessa edição da Criando Vídeos e quer que eu responda alguma dúvida ou tem alguma sugestão de conteúdo? Então escreva para mim nos comentários abaixo.
Grande abraço e até à próxima!
Dicas 0800 para melhorar a qualidade de um vídeo: vídeos e artigos selecionados
- MIND THE HEADPHONE – Um dos melhores canais sobre áudio no YouTube para aprender e desmistificar o conceito de quanto mais caro, melhor.
- Relatório Digital de Cultura & Tendências do YouTube – Conteúdo em vídeo (obviamente!) cheio de referências e ideias para entender o ecossistema dos vídeos na plataforma.
- 5 lições de direção de arte para criar bons vídeos – Como melhorar a qualidade de um vídeo em 5 passos simples.
🎥 Textos por Rebeca Penido. Videomaker, criadora do site Margô Filmes e das dicas imperdíveis dessa newsletter quinzenal. Enquanto você não coloca o próximo projeto para renderizar, compartilhe esse conteúdo com suas amigas e amigos e conheça o site da Margô Filmes.