Dirigir um filme não é uma tarefa simples. Todo vídeo para ser produzido, independentemente de sua duração, cumpre muitas etapas até o seu resultado final.
Se você está começando a fazer vídeos e não sabe por onde começar, não se preocupe. É super natural que você não se sinta confortável sobre como dirigir um filme na sua primeira experiência. Por isto, criamos esta lista com cinco dicas para te ajudar neste trabalho.

Abaixo, você confere nossos cinco momentos decisivos para dirigir um filme com tranquilidade.

Fernando Meirelles explica como faz para dirigir o filme.

Como dirigir um filme? Quais são as etapas fundamentais?

Em primeiro lugar, pense na encenação.
Encenar é visualizar e identificar como as atrizes e os atores irão se posicionar e se movimentar pelo espaço. É um exercício de criatividade e de muito planejamento, pois neste momento é que saberemos onde a câmera vai estar em cada cena e o que iremos mostrar de fato ao público.
No geral, é recomendado que você passe instruções de como gostaria que a cena fosse feita. Mas também pode deixar que o elenco traga suas referências e que o diálogo aconteça. Apesar da decisão de como proceder seja sua, negociações são importantes para um trabalho bem feito e dirigir um filme também é saber quando ceder.

Logo em seguida, acontece a segunda etapa que é o preparo das luzes do filme. Neste instante, é a hora de produzir uma iluminação baseada nas posições e movimentações do elenco. Importante também lembrar de esconder os refletores e todos os equipamentos para que eles não apareçam na cena.

Realizadas as marcações, vem o primeiro ensaio geral. Aquele em que toda a equipe é envolvida para saber o que vai acontecer e o que não deve ser feito de jeito nenhum quando começar a gravar. Deste modo, todo mundo fica sabendo e a chance de erros é muito menor.

Mulher segurando câmera, representando como gravar um filme.
Pessoa com uma câmera na mão,
representando uma pessoa ao dirigir um filme.

Na quarta parte, é feito o processo de afinação de luz, de áudio e até mesmo sugestões sobre a intepretação do elenco. Nesse instante, quase tudo está pronto para a última etapa, mas ainda é preciso reajustar algumas engrenagens. Às vezes, pode ser um gesto, uma pausa ou um reflexo. Fazer cada cena funcionar é muito importante para a história ser bem contada.

Por fim, é o momento de gravar pela primeira vez e assistir o desempenho do todo. Você vai identificar quais detalhes da produção podem ser melhorados com mais tomadas. Surpreendentemente, ao fim de tudo, você vai perceber que esse passo a passo é uma excelente forma de construir o seu filme. Aos poucos, você vai fazendo ajustes para que o trabalho flua melhor.

Por fim, dirigir um filme não é um exercício simples, mas com muito treino e dedicação, você vai ver que seus resultados vão melhorar bastante ao longo do tempo.

Gostou do texto? Então, deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhar com seus amigos. A Margô Filmes ensina produção audiovisua gratuitamente e contamos com o seu apoio.