O moodboard é um recurso bastante utilizado em Direção de Arte para criar um quadro de referências sobre os elementos visuais marcantes de uma produção audiovisual, como imagens, texturas, objetos e textos, por exemplo.
Com um moodboard bem-feito, você pode traçar conexões com outros filmes e exemplificar para todas as pessoas envolvidas no trabalho quais serão as estratégias da narrativa.
O poder das referências no audiovisual
Tudo bem que algumas ideias aparecem no meio do filme, mas se todo mundo da equipe estiver alinhado desde o princípio sobre como ele é visualmente, as chances de sucesso de sua produção serão bem maiores, não é mesmo?
Por essa razão, é sempre bom criar uma ideia inicial do projeto por meio do moodboard e ir absorvendo todas as referências ao longo da etapa de produção.
Como consequência, as pessoas vão entendendo a forma da sua narrativa e passam a contribuir assiduamente para a construção do filme.
Como fazer um bom moodboard?
Você pode optar por dois caminhos: partir para a via física ou desenvolver uma versão digital.
Ambas são bastante interessantes para a preparação de um projeto.
Ou seja, sempre escolha aquela que for mais fácil de ser consultada por você e sua equipe.
Se a fixação de um quadro de referências no estúdio for um caminho melhor do que disponibilizar on-line, porquê não usar esse tipo?
Além do mais, é possível ter os dois modos coexistindo se você assim optar.
Lembre-se, contudo, de manter os quadros organizados e atualizados para que todo mundo tenha uma boa compreensão do processo.
Vale a pena também se reunir com a equipe para a construção conjunta do moodboard. Assim, todo mundo pode dar bons insights e ajudar na criação do repertório do filme.
Quais são as melhores ferramentas para a criação de um moodboard?
Por fim, existem ferramentas excelentes para a composição de um bom mood board. As mais comuns são o Pinterest, o Niice e o Mural (pago).
Dos três, o Pinterest é o mais intuitivo e recorrente, porém as outras opções citadas acima também podem ser valiosas se você deseja integração com outros softwares. A escolha é sua.
Ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão, é só deixar um comentário. No mais, aproveite o recurso e boa produção!
Fonte das imagens: Freepik / Macrovector