Você tem apenas alguns minutos para vender o seu primeiro filme. Já imaginou a pressão de um pitching?
Se viabilizar o projeto por si só não é fácil, persuadir as pessoas a acreditarem e investirem no seu trabalho quando você é uma realizadora iniciante também não é nada simples.
Todas nós já passamos por isso em algum momento de nossa trajetória como produtoras. Por esse motivo, existem alguns pontos recorrentes que podem te ajudar na hora de fazer o pitching.
O que é pitching?
Em primeiro lugar, é preciso partir do conceito. Antes de mais nada, pitching é uma defesa oral rápida e objetiva com o intuito de vender o seu filme para investidores. Ou seja, nele você vai precisar apresentar a história e a infraestrutura necessária para endossar a sua criação.
Por história, entenda apresentar quais são os personagens, o enredo e os pontos-chaves da narrativa. Existem algumas questões básicas que são recorrentes em todos os roteiros:
- Do que se trata a narrativa, quem são as personagens, porque elas fazem o que fazem, como a história se desenrola e onde elas estão. (Se você reparar bem, este é quase o lide/lead do jornalismo, onde as perguntas essenciais são respondidas logo no primeiro parágrafo do texto):
- Quais são os recursos (elementos plásticos, visíveis no filme) que não podem deixar de ter na sua história?
Feitas essas duas perguntas, você já deve ter se lembrado da força da sua história.
Por isso, o próximo passo do pitching é deixar também em evidência qual é o público-alvo do filme. Essa dica é importante porque a investidora precisa entender os ganhos reais do projeto e se aquele conteúdo trará conexão com a sua base de clientes ou personas pretendidas.
Alguns dos questionamentos mais frequentes em todo pitching são:
- O que o seu projeto tem de inovador ou inédito?
- Por que ele se destaca em relação ao resto das produções existentes e com quais outros filmes ele dialoga?
- Quem é você e porque você precisa contar essa história?
- Qual será o público-consumidor do seu filme?
- De quanto é o investimento para a realização desse filme? (Nessa parte, é preciso lembrar que as pessoas esperam retornos no curto e médio prazo, sejam eles financeiros ou de imagem, por exemplo)
Esteja atenta para incorporar todas essas perguntas no seu pitching, pois nessas horas, você precisa mostrar segurança e domínio do assunto. Mas como conseguir deixar isso mais fluido e menos robótico? Abaixo, você confere algumas dicas de gente que já passou por isso.
Dica 1: Pitching é treino
É provável que o segredo de um bom pitching seja bastante treino: em frente ao espelho, principalmente. Afinal, quanto mais você pratica o que falar, maiores também serão as suas chances de sucesso em eliminar as partes desnecessárias de uma apresentação. Lembre-se de responder as premissas básicas do seu projeto (quem, o que, quando, onde e quanto) e de ligar também o cronômetro a cada teste que fizer. Não se preocupe se for uma tendência gastar menos tempo ao longo dos treinos. Essa estratégia pode indicar que você está se concentrando apenas no principal da sua narrativa, limando tudo aquilo que é desnecessário para a compreensão da história.
Dica 2: Que tal gravar o seu pitching?
Depois de treinar um pouco, veja o que pode ser cortado gravando algumas apresentações. Identifique pontos de melhora como postura e gestos (comunicação não-verbal) e vá cortando tudo o que considerar conteúdo irrelevante. Se esse crivo foi feito sozinha, chegou a hora de mostrar ou de se apresentar para um público reduzido, porém de confiança.
Não se esqueça de que continuar gravando nessa hora é muito bom, porque você pode filtrar os feedbacks do pitching no dia seguinte, quando a poeira já estiver mais baixa.
Lembre-se também de comparar performances antes e após o feedback. Esse é um bom método para saber se você está no caminho certo ou se precisa fazer grandes reparos para o pitching perfeito.
Dica 3: Referências em um vídeo vão ajudar no seu pitching
Como demonstrar a força e a verdade do seu projeto? Um pequeno vídeo editado com as referências utilizadas para criar esse trabalho podem aguçar o interesse das pessoas na hora do pitching. Até essa apresentação, é provável que cada pessoa entenda o seu filme de uma forma extremante particular.
Após a exibição, as chances de uma uniformidade maior acerca do assunto será muito mais efetiva. Vale lembrar que não se deve mostrar um vídeo a qualquer custo: um detalhe que muitas profissionais da área reforçam é que se o vídeo estiver ruim, você não deve mandar. Afinal de contas, um filme mal executado ou às pressas passa uma impressão muito pior do que a inexistência desse tipo de material em um pitching.
Dica 4: Descanso é fundamental para se dar bem no pitching
Seguiu todas as dicas anteriores? Agora procure desacelerar e descansar dias antes do pitching.
Dessa forma, você estará cuidando não só da sua saúde física, mas também da mental. E isso não é balela: criatividade exige momentos de desaceleração.
Crie rotinas de descanso: medite, vá ao cinema ou leia alguns livros.
E sobretudo, acredite no seu filme, no seu trabalho. Você gastou muita energia para a elaboração do roteiro e não deve deixar de confiar no sucesso do seu projeto. O pitching é apenas mais uma etapa rumo ao sucesso.
Fonte das imagens: Freepik / Macrovector
Adorei a dica! E vale também para apresentações profissionais em geral que exigem conteúdo visual 😊
Deve deixar de confiar? Dê uma corrigida nas últimas linhas. Falta um NÃO.
Não deve deixar de confiar no sucesso do seu projeto.
Obrigada
Obrigada pela dica! 😀