Uma Sonic Logo é uma nota musical ou uma sequência de notas que captura a essência de um produto ou de uma empresa.
Em outras palavras, as Sonic Logos podem ser entendidas como logotipos sonoros ou como o DNA sonoro de uma marca.
Um dos maiores exemplos de Sonic Logo é o bumper intro da Netflix. O serviço de streaming utiliza esse recurso em dois momentos importantes: no início e no fim de filmes e séries.
Ficou com vontade de produzir uma Sonic Logo?
A regra mais importante é que a Sonic Logo deve transmitir a sua identidade da marca em poucos segundos. Outro ponto importante é que ela é um reforço audiovisual da sua autoridade em relação aos temas tratados. Além disso, outra vantagem da Sonic Logo é poder ser utilizada tanto em podcasts quanto em transmissões radiofônicas. O seu uso, portanto, está além das produções audiovisuais, como o senso comum estabelece.
Primeiro passo: planejando a sonic logo
Em primeiro lugar, pesquise por referências e comece a mapear a mensagem e o público que você quer se conectar. Não se esqueça também dos recursos necessários para a criação do material. Esses três aspectos são importantes para qualquer trabalho, ou seja, esse processo deve fazer parte do seu repertório criativo.
Explore o universo sonoro e posicione a sua marca com diferenciais consistentes em relação aos seus concorrentes.
Uma boa Sonic Logo pode ser útil para reconhecimento da marca, mas não é a única responsável por uma boa estratégia de comunicação audiovisual.
Segundo passo: gravando o logotipo sonoro
Depois da pesquisa de referências, chegou a hora de começar a por a sua Sonic Logo em prática.
Para isso, você utilize alguns bancos de efeitos sonoros gratuitos, como o da BBC.
Além de completos e organizados, essas coleções também permitem que você misture diferentes sons sem violar os direitos autorais das criadoras.
Então se você procura por um editor de áudio gratuito, experimente o audacity. Já no caso dos vídeos, tente o DaVinci Resolve.
Terceiro passo: onde postar minha sonic logo?
Se você deseja que as outras pessoas tenham acesso a sua Sonic Logo, você pode publicá-la em plataformas exclusivas para o compartilhamento de vídeos. Os players de vídeo mais importantes são o YouTube e o Vimeo. Já para a publicação de áudio, experimente o Soundcloud. Compartilhar o seu trabalho na rede é muito importante. Você já imaginou o alcance e os comentários que poderá ter, sem gastar pequenas fortunas para distribuir suas ideias? Vale muito a pena.
Contudo, é necessário que você saiba diferenciar quais comentários podem melhorar o seu conteúdo e quais são ditos de forma aleatória e pouco profunda.
Por fim, entenda também que a publicação da Sonic Logo é só o começo de um longo processo de aperfeiçoamento. Ao longo da sua trajetória como criadora de conteúdo, você irá notar os saltos de qualidade e amadurecimento dos seus produtos.
Dicas da Margô
Para aprender mais sobre áudio, vale a pena conferir esse conteúdo informativo, com legendas em português.
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