Toda videomaker no início de sua trajetória profissional pode encontrar algumas dificuldades na realização de uma produção audiovisual. Por mais simples que algumas tarefas sejam, é bem comum que alguns erros passem desapercebidos e que você tenha que enfrentar as consequências deles na edição, ou pior, no produto final.

A verdade é que, no início de toda e qualquer carreira, a gente comete muito mais erros do que quando temos familiaridade com um assunto e administramos a rotina. E como videomakers o assunto não é diferente. Abaixo, você confere os 5 erros mais comuns que todas nós costumamos cometer.

Computador rodeado de instrumentos de trabalho de uma videomaker: câmera, e-maisl, claquete, celular, entre outros.

Não planejar as cenas gravadas

Esse erro clássico tem o potencial de jogar a média da sua gravação para baixo.
Primeiramente, sem planejamento, você tende a gravar menos imagens do que o necessário. Além disso, o seu material poder parecer repetido ou sem sentido.
No pior dos casos, você pode comprometer também a sua imagem profissional durante a direção de outros profissionais.
O resultado da falta de planejamento é um completo desastre! Para prevenir essa situação, experimente colocar em um documento todas as informações e expectativas do vídeo. Assim, você terá noção do processo e saberá exatamente o que fazer para aproveitar todos os recursos disponíveis.

Não ter a cópia do material gravado

Esse erro gera uma dor de cabeça sem fim porque te expõe a situações que você talvez não possa resolver, mas que com certeza poderia prevenir. Fazer a cópia do material é muito importante porque, como a produção de um vídeo requer muito tempo e uma boa quantidade de recursos, nem sempre teremos condições de regravar ou de recuperar a informação perdida.

Um dos erros mais comuns de uma videomaker iniciante: não estudar referências

De nada adianta produzir um vídeo super rápido para explicar sobre um assunto que “peça” por um conteúdo mais lento – no ritmo, na apresentação das ideias, enfim, em todos os contextos.
Não estudar referências, sobretudo as de sucesso, é uma das muitas formas de você se perder em processos que não irão gerar o impacto que você e seus clientes almejam.
Fique atenta ao pedido dos clientes e encontre as sacadas que diferenciam um vídeo da média de conteúdos gerados.

Não conferir o equipamento antes de usá-lo

Quem nunca saiu para gravar sem baterias e cartões suficientes? Eu espero que você não! 
Esse é um erro terrível que inviabiliza a sua produção, que interfere na qualidade do seu produto audiovisual e que com toda a certeza destrói a sua imagem profissional.
Uma dica: coloque as pilhas e baterias para carregar com antecedência e sempre confira os seus equipamentos antes de sair para uma gravação.

Subestimar a locação

Todo espaço disponibiliza ferramentas e recursos para trabalharmos na imagem.
Saber o que aproveitar ou ignorar deles é a regra de ouro. (Fizemos um post sobre isso, para ler é só clicar aqui)
Se você decidiu por um espaço, tenha em mente que você terá que aproveitar os ângulos ou momentos específicos.
Saiba extrair da locação os elementos que irão reforçar a sua mensagem e passar mais credibilidade a ela.

Bônus: Por fim, você confere no canal Videomaker (com conteúdo em inglês), uma dica importante de cinematografia.
Acesse o vídeo por esse link (clique aqui) e descubra uma regra importante a ser seguida.

Fonte das imagens: Raw Pixel / Macrovector.