As feature photos são velhas conhecidas de pessoas que costumam ler jornais físicos e on-line com frequência.
Sabe aquela máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Esta é a essência de uma feature photo.
Entretanto, qual é o significado real dessa expressão incomum? O que ela representa?
Um exemplo prático: sabe aquela fotografia de quando uma criança desaprova um beijo na bochecha de um político?
Ela é uma das milhares de feature photos do nosso dia a dia.
O poder das feature photos
Segundo o pesquisador Jorge Pedro Sousa, podemos afirmar que as feature photos são imagens fotográficas que conseguem explicar o contexto dos acontecimentos. Ou seja, são fotos em que o uso de legendas se torna completamente desnecessário para conseguir explicar o que elas representam.
Voltando à cena de reprovação descrita acima, esse tipo de imagem carrega uma interpretação “objetiva” que um texto com informações básicas pode não conseguir contar.
Ou seja, revela sensações, dá contextos de tempo e do lugar. Tudo isso é de fácil compreensão pelas pessoas.
Resumindo: a expressão feature photo designa uma foto-característica, ou seja, uma imagem que precisa valer por si mesma.
Para Jorge Pedro Souza, uma das pioneiras nesse tipo de técnica foi Dorothea Lange.
A fotógrafa estadunidense percorreu vinte e dois estados do Sul e do Oeste dos Estados Unidos para documentar os impactos da Grande Depressão. A sua perspectiva era retratar a vida dos trabalhadores do campo, nos anos de 1930.
Com seu trabalho, Lange permitiu que as pessoas do mundo inteiro tomassem conhecimento da situação a partir das imagens.
Por sua universalidade, a fotografia conseguiu alcançar um público ainda maior, e hoje faz parte do imaginário das pessoas.
Demais, não é mesmo?
Se você quer revisar seus conhecimentos sobre as feature photos, não deixe de conferir também o nosso quiz sobre o assunto na categoria Quizzes. (clique aqui para acessar)
Fonte das imagens: Freepik.