Procurando por livros e referências que tratem de produção audiovisual, legislação e mercado?
A Margô Filmes separou 4 conteúdos para te ajudar nessa jornada com os melhores textos da área.
Todos os e-books são super didáticos e gratuitos.

A bíblia dos livros de produção audiovisual: O guia do produtor audiovisual

Capa do Guia do Produtor Audiovisual, material produzido pela OAB onde um rádio, um televisor, uma câmera e uma fita cassete vintage compõem a imagem em quatro quadrados. No meio da capa, está o título do livro digital.
Divulgação

Cartilha criada, em 2015, pela seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ). O Guia do produtor audiovisual explica as principais dúvidas do setor em suas 80 páginas. Os três destaques deste livro digital são o checklist, as questões ligadas ao direito autoral (temos um artigo dedicado a esse tema na categoria Legislação) e o direito de imagem na obra audiovisual. Se você atua como produtora, deveria ter uma cópia para consulta deste texto.

Vale a pena: Empresas da Economia Criativa: As 60 Dúvidas Jurídicas Mais Frequentes

Capa da cartilha Empresas da Economia Criativa: As 60 Dúvidas Jurídicas Mais Frequentes. O símbolo do livro é uma lâmpada acessa. A imagem de divulgação é dividida em duas partes. No canto superior, de cor cinza, estão diversos símbolos referentes às artes, entre eles, a máscara da tragédia e da comédia, um microfone, uma construção, uma televisão, um circo, uma bitola cinematográfica etc. Na parte inferior azul, o imagotipo da OAB/MG e os dizeres: Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte.
Divulgação / Drummond & Neumayr Advocacia

Outro material produzido pela OAB, desta vez pela Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG. A cartilha apresenta as principais perguntas e respostas relacionadas aos seguintes temas:

  • criação de pessoa jurídica;
  • tipos de pessoa jurídica;
  • microempreendedores individuais (MEI);
  • aspectos tributários;
  • ativos intelectuais;
  • dia a dia das empresas da economia criativa.

Para entender mais: Economia artisticamente criativa

Neste texto traduzido por Ana Goldberger, Xavier Greffe, redimensiona a economia criativa, concatenando as relações entre criatividade e cultura sob a perspectiva do individual e da ideia de comunidade. É uma excelente pedida se você está procurando por fontes acadêmicas e com um teor reflexivo sobre a economia criativa.

Começando do básico – A economia criativa: um guia introdutório

A identidade visual do livro A economia criativa: um guia introdutório foi criada a partir de esquemas de palavras e setas, como em um brainstorm. A capa do material é azul clara e os escritos foram grafados na cor branca.
Divulgação

Ainda não tem contexto sobre o que é a economia criativa? Então, essa é uma sugestão perfeita pra você!
Com certeza essa é uma leitura introdutória recomendada para quem deseja se familiarizar com o campo da economia criativa e, ainda por cima, situar-se no panorama mundial.

Gostou das nossas dicas? Então não perca também nossos artigos sobre Direitos Autorais e também sobre Four Walling.
Aqui na Margô Filmes, estamos sempre publicando novos conteúdos para te ajudar na longa jornada da produção audiovisual.
Boa leitura!

Imagens: Rawpixel / Freepik.