Um filtro é uma lente feita de plástico ou de vidro que podemos encaixar na frente de uma objetiva.
Existem diversos tipos de filtros em diferentes tamanhos. Apesar disso, a função primordial de um filtro será sempre a mesma: manipular ou afetar a imagem final produzida.
Apesar de prático ou criativo, colocar um filtro na frente da sua lente é acrescentar uma nova camada ótica e modificar a forma como a luz refletida e refratada. Por isso, o resultado final pode ser ruim se não soubermos usar direito cada filtro. A esta prática de colocar vários filtros em uma objetiva damos o nome de empilhamento.
Abaixo, você confere alguns dos filtros mais famosos na fotografia e no vídeo.
Filtros UV e sua mágica na fotografia
O filtro UV é muito útil na fotografia analógica, mas pouco eficiente na maioria das câmeras digitais.
Apesar disso, muitas fotógrafas utilizam esse acessório em:
- Em locações com muita poeira ou umidade
- Quando lidamos com objetos que podem arranhar a lente
- Quando fotografamos crianças ou bichos
Assim, o filtro funciona como uma proteção para a objetiva em situações de risco.
Além disso, outra vantagem é que é muito mais fácil e barato limpar apenas o filtro do que a lente como um todo, concorda?
Filtros Controle de Contraste: você já experimentou?
O filtro Controle de Contraste é o acessório ideal para a criação de imagens em preto e branco. Ele também serve para enfatizar o contraste de uma fotografia ou vídeo.
Esses filtros existem em cinco cores:
- Vermelho
- Azul
- Verde
- Amarelo
- Laranja
Os mais utilizados pelas fotógrafas são o vermelho, o laranja e o amarelo. O vermelho é o que apresenta maior contraste. O laranja apresenta um constraste mediado. Já o amarelo apresenta o menor contraste dos três.
Os Filtros de Densidade Neutra: meus favoritos
O filtro de densidade neutro reduz a quantidade de luz transmitida para o sensor da câmera sem afetar o equilíbrio das cores captadas.
Você também pode usar o ND para controlar a abertura ou a velocidade do obturador em situações com muita iluminação.
Existem dois tipos de ND:
- ND
- ND graduado
Os filtros ND reduzem a luz de modo uniforme. O filtro ND graduado tem um efeito de gradiente nas imagens.
Lembrando que os filtros de densidade neutro gradientes são escurecidos na parte de cima e transparentes na parte de baixo. Assim, eles são perfeitos para a produção de imagens de paisagens.
Filtro Polarizador: excelente pedida para retirar reflexos
O filtro Polarizador (CPL) elimina diversos graus de luz refletida em superfícies como vidro, plástico, papel e até mesmo na água.
Para mudar o efeito do Pola, você precisa girar a estrutura do filtro.
Em uma produção audiovisual, o polarizador é usado principalmente em ambientes externos. Contudo, eles também são excelentes para aumentar a saturação das imagens, tornando as cores mais vivas.
Dica importante: Não se esqueça de que o uso de qualquer filtro, em externa à noite ou de frente para uma fonte de luz, pode causar o aparecimento de áreas claras indesejadas. Como consequência, você terá uma redução na qualidade da sua imagem final. Tenha atenção e cuidado na hora de registrar momentos com filtros. Eles valem a pena, mas merecem atenção! (Para saber mais sobre fotografia, clique aqui)
Leitura recomendada
Gostou do assunto e quer aprofundar nesse sentido? É provável que esses dois conteúdos sejam úteis para você:
- Dicas para se destacar no set: Esse texto sugere alguns caminhos e abordagens para a sua primeira experiência em um set de gravações com uma equipe mais experiente.
- Os cinco erros mais comuns de uma videomaker iniciante: Esse artigo é focado no sucesso de suas primeiras realizações. Em outras palavras, descubra suas potencialidades e identifique pontos importantes da sua produção audiovisual.
Fonte das imagens: Freepik.